Polinização com abelhas aumenta produtividade do abacate

A técnica da polinização garante qualidade na produção do abacate, mesmo em período de seca; tema faz parte do Dia de Campo Seguro nesta terça-feira (14)

Por Flavia Macedo
pé de abacateiro para polinização do abacate

Abacate

Um estudo realizado pela Secretaria da Agricultura do estado de São Paulo, em parceira do Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e apoio de uma empresa privada, mostrou que a polinização na produção de abacate garante qualidade do fruto, mesmo em safras que sofram com a estiagem.

A safra 2018/2018 de avocado hass de uma fazenda no interior de São Paulo, descartou 200 toneladas de abacate que não atingiram o calibre necessário para a venda. O calibre mede o peso, tamanho e formato da fruta. Um dos fatores que contribuiu para a perda foi a forte estiagem ocorrida naquela temporada.

Resultado

No entando, de acordo com Gerson Cardoso Fiuza, representante da câmara setorial de apicultura da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), na safra seguinte, 2019/2020, foi utilizado a técnica de polinização com abelhas na produção de abacate e como resultado, a produtividade foi surpreendente. “A qualidade dos frutos foi excelente porque o avocado hass tem uma classificação, que são Cat 1, Cat 2 e Cat3 e neste estudo foi colhido, praticamente, tudo Cat 1, tudo avocado de primeira e o descarte foi praticamente zero”, comentou Fiuza.

A polinização de avocado é um dos temas do próximo Dia de Campo Seguro, em Avaré, São Paulo. O Dia de Campo Seguro faz parte do Projeto Família Nação Agro, em parceria com o Canal Rural e Senar-SP.

Nesta semana, o encontro com os produtores será presencial e também virtual, possibilitando acessar o conteúdo das palestras de qualquer parte do país. O evento será transmitido ao vivo para que você possa acompanhar e interagir.

É nesta quarta-feira, 14 de julho, às 15:00 no site www.nacaoagro.com.br; Instagram: @canalrural e no YouTube do Canal Rural.

Por fim, veja a programação:

Categorias:

Leia também