Pecuária: aumente a produtividade com manejo eficiente do rebanho

Nutrição e sanidade caminham juntas na busca por maior eficiência produtiva no rebanho; assunto foi tema de palestra no Dia de Campo Seguro

vaca girolano no rebanho

Saúde no rebanho é destaque no pontal 

O Dia de Campo Seguro, realizado nesta quinta-feira, 6, foi transmitido ao vivo, diretamente do município de Presidente Venceslau, no Pontal do Paranapanema.

A região é forte em criação de bovinos. Neste sentindo, o evento teve como tema o manejo dos rebanhos de corte e leite.

Acima de tudo, é importante investir em nutrição e sanidade, pois esses setores na propriedade caminham juntos na busca por maior eficiência produtiva no rebanho.

Pastagem

Como resultado, o manejo de pastagem adequado e ajustado às necessidades de cada microrregião, permite a oferta de pasto por até 10 meses ao ano, no centro-sul do Brasil, por exemplo.

Contudo, a implantação de um calendário sanitário, com vacinas e cuidados preventivos, permitem o aumento do número de nascimentos e desmame do rebanho.

O que é importante saber no mundo da pecuária?

Reprodução e genética: controle reprodutivo, manejo, doenças e problemas de reprodução, cruzamentos e melhoramento genético.
Produção e pastagem: manejo de pastagem, pastagem rotacionada, sistemas de integração, etc.
Nutrição: sustentabilidade na atividade, temáticas de nutrição, criação e recria.
Manejo sanitário: importância sanitária para controle de plantas daninhas e forrageiras, doenças, procedimento de ordenha, etc.

Por fim, esses e outros temas você acompanha na gravação do Dia de Campo Seguro, com Wander Bastos, produtor rural, médico veterinário e presidente do Sindicato Rural de Cruzeiro-SP e com o instrutor do Senar SP e também médico veterinário, Luis Henrique Soriano.

 

Notícias Relacionadas:

Terra marrom arada vista de cima

FAESP faz curso para declaração de ITR; prazo vai até 30/09

Curso técnico prepara produtores e sindicatos rurais para cumprirem as normas do processo de preenchimento da declaração de ITR

Mercado do café e turismo rural foram temas da Família Nação Agro

Nesta semana, Família Nação Agro desembarcou em Caconde e Itu para levar informação ao produtor rural e ouvir suas necessidades

Auditório no sindicato rural de Itu

Cursos do SENAR-SP preparam produtores de Itu para retomada do turismo

Itu (SP) é um destino popular para o turismo tradicional, assim como rural. Porém, com a pandemia, o setor tem sido prejudicado