Pecuária: aumente a produtividade com manejo eficiente do rebanho

Nutrição e sanidade caminham juntas na busca por maior eficiência produtiva no rebanho; assunto foi tema de palestra no Dia de Campo Seguro

vaca girolano no rebanho

Saúde no rebanho é destaque no pontal 

O Dia de Campo Seguro, realizado nesta quinta-feira, 6, foi transmitido ao vivo, diretamente do município de Presidente Venceslau, no Pontal do Paranapanema.

A região é forte em criação de bovinos. Neste sentindo, o evento teve como tema o manejo dos rebanhos de corte e leite.

Acima de tudo, é importante investir em nutrição e sanidade, pois esses setores na propriedade caminham juntos na busca por maior eficiência produtiva no rebanho.

Pastagem

Como resultado, o manejo de pastagem adequado e ajustado às necessidades de cada microrregião, permite a oferta de pasto por até 10 meses ao ano, no centro-sul do Brasil, por exemplo.

Contudo, a implantação de um calendário sanitário, com vacinas e cuidados preventivos, permitem o aumento do número de nascimentos e desmame do rebanho.

O que é importante saber no mundo da pecuária?

Reprodução e genética: controle reprodutivo, manejo, doenças e problemas de reprodução, cruzamentos e melhoramento genético.
Produção e pastagem: manejo de pastagem, pastagem rotacionada, sistemas de integração, etc.
Nutrição: sustentabilidade na atividade, temáticas de nutrição, criação e recria.
Manejo sanitário: importância sanitária para controle de plantas daninhas e forrageiras, doenças, procedimento de ordenha, etc.

Por fim, esses e outros temas você acompanha na gravação do Dia de Campo Seguro, com Wander Bastos, produtor rural, médico veterinário e presidente do Sindicato Rural de Cruzeiro-SP e com o instrutor do Senar SP e também médico veterinário, Luis Henrique Soriano.

 

Notícias Relacionadas:

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola

FAESP comenta alta nos custos da produção de leite

Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia

São Paulo deve receber 50 milímetros de chuva no próximo fim de semana

Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana

Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo