Orgânicos têm custo de produção menor a longo prazo

Com o passar do tempo, o solo onde os orgânicos são plantados se torna mais fertilizante, reduzindo o investimento em adubação e controle de pragas

plantação de orgânicos

O custo de produção de orgânicos pode ser menor a longo prazo, quando comparado a produção convencional. Em Avaré, no interior de São Paulo, produtores estão cada vez mais optando pelo orgânico. De acordo com o engenheiro agrônomo, João Rafael Bonini, com o tempo o solo se torna mais fertilizante e reduz o custo de produção.

Como funciona?

Bonini diz que a própria natureza se encarrega de deixar o solo equilibrado. “A gente reduz muito o investimento em adubação e controle de pragas e doenças, isso porque se torna um solo mais vivo e a fertilidade equilibrada.

A terra funciona como o corpo humano. “Se a gente come bem, temos a tendência de não ter doenças, então, para o ataques nas plantas seria a mesma coisa, com um solo nutrido e equilibrado, a tendência de ataque a doença é bem menor”, finalizou.

Feira de orgânicos em Avaré (SP)

A feira de orgânicos em Avaré, interior de São Paulo, é uma das alternativas para escoar alimentos orgânicos dos produtores rurais do município e região. A ideia surgiu através da união dos produtores rurais e a Associação Orgânicos Avaré (AOA).

“É um diferencial para o pequeno produtor, sim, essa união que capacita a gente, faz a gente agregar valor aos nossos produtos, ressaltou Albano, presidente da AOA.

Notícias Relacionadas:

Setor de carnes realiza carreata contra aumento de ICMS em São Paulo

Setor de carnes realiza carreata contra aumento de ICMS em São Paulo

Ato contra medida do governo paulista contou com cerca de 1200 caminhões e 1500 pessoas envolvidas, segundo os organizadores

Estufa garante produção de hortaliças em períodos de chuvas

Estufa garante produção de hortaliças em períodos de chuvas

Apesar do alto custo, sistema protegido permite controle de temperatura e umidade e diminui risco de doenças

Grupo Interministerial irá elaborar Plano Nacional de Fertilizantes

Grupo Interministerial irá elaborar Plano Nacional de Fertilizantes

O plano tem o objetivo de aumentar a produção e oferta de fertilizantes nacionais, além de reduzir a dependência dos produtos importados