Feira de orgânicos traz alívio ao produtor durante a crise

Em Avaré (SP), a feira de orgânicos tem sido uma saída para amenizar os prejuízos em período de pandemia; crescimento nas últimas semanas foi de 100%

Cesta com produtos orgânicos em uma feira

A feira de orgânicos em Avaré, interior de São Paulo, é uma das alternativas para escoar alimentos orgânicos dos produtores rurais do município e região. A ideia surgiu através da união dos produtores rurais e a Associação Orgânicos Avaré (AOA).

Realizada há cinco semanas, a feira contribuiu para garantir a renda da produtora Cristiane Ferreira. “Nós todos aqui da associação estamos muito satisfeitos com o resultado das vendas. A cada semana e venda aumenta em 100%, mais clientes vêm nos procurar, de todas as faixas etárias, eles vêm aqui procurar alimentos orgânicos”, comentou.

A união faz a diferença

A feira de orgânicos, primeiramente, nasceu como objetivo auxiliar no escoamento de alimentos produzidos na região. De acordo com André Albano, o projeto só saiu do papel, pois contou com a união dos produtores, juntamente com a iniciativa da Associação Orgânicos Avaré (AOA). “É um diferencial para o pequeno produtor, sim, essa união que capacita a gente, faz a gente agregar valor aos nossos produtos, ressaltou Albano, presidente da AOA.

Estratégia para economizar no custo de produção

A união dos produtores começou com as vendas, contudo, eles se uniram para comprar os insumos em quantidades maiores, o que reduz o custo de produção. “Isso também foi um grande gargalo e o resultado está aqui no box hoje, onde nós vendemos todos os produtos dos associados”, finalizou.

Notícias Relacionadas:

Preço da batata sobe

Falta de chuva faz preço da batata subir 76% em outubro

Cepea/Esalq prevê manutenção da valorização dos preços nos próximos meses devido ao “adiantamento da colheita” e baixo volume de chuva

Família Nação Agro explora mercado de cogumelos, apicultura e turismo rural

Durante a semana, projeto do SENAR-SP visitou os municípios de Sorocaba e Ubatuba

Preços da cenoura aumentaram

Calor afeta preços de frutas e hortaliças vendidas no atacado

Boletim Prohort, da Conab, mostra movimento dos preços em setembro e tendências para outubro