4 dicas para livrar sua propriedade de escorpiões

Segundo o Instituto Butantan, os escorpiões são responsáveis pelo maior número de acidentes dentre todos os animais peçonhentos no Brasil

Por Henrique Oliveira
4 dicas para livrar sua propriedade de escorpiões

De acordo com o Instituto Butantan, os escorpiões estão no grupo responsável pelo maior número de acidentes dentre todos os animais peçonhentos no Brasil. Além disso, estamos na época em que podem ocorrer mais incidentes devido ao clima chuvoso e quente, ideal para a proliferação do animal.

De hábitos noturnos, os escorpiões costumam viver sob troncos, cascas de árvores, pedras, fendas de rochas, buracos no solo e, principalmente, em locais em que há acúmulo de lixo, entulho e materiais de construção. Quando se sentem ameaçados eles têm como tática de defesa a inoculação de veneno através de seu ferrão.

No estado de São Paulo, segundo cartilha do SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo), as espécies que mais causam acidentes são escorpião-amarelo e escorpião-marrom.

Abaixo, listamos uma série de dicas para combater a infestação de escorpiões em sua propriedade:

1 – Vedação de ambientes

Para evitar que estes animais consigam adentrar ambientes domésticos ou de trabalho, é necessário fechar pequenas frestas que podem servir de entrada. Faça isso das seguintes formas:

2 – Hábitos de higiene

A adoção de hábitos de limpeza também impede a chegada dos escorpiões em sua propriedade, uma vez que eles habitam áreas úmidas e de mato alto. Veja o que é indicado para uma melhor higiene:

3 – Atenção contínua

Mesmo com a vedação e higienização de ambientes, algumas práticas ajudam a minimizar o risco de se levar uma picada de escorpião. Veja quais são:

4 – Use o ambiente a seu favor

Além disso, é possível usar o próprio ambiente para inibir a presença de escorpiões. Aqui vão algumas medidas úteis:

Seguindo estes cuidados, você minimiza a ocorrência em sua residência ou área de trabalho. Porém, em caso de sofrer envenenamento por escorpião, procure atendimento médico.

Categorias:

Leia também