
O Brasil tem até 2026 para erradicar a febre aftosa do País. Essa é a meta estabelecida pelo PNEFA (Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa). O Plano, que teve início em 2017, tem como objetivo principal garantir que a cadeia de produção de carne esteja livre da doença, ampliando as zonas livres de febre aftosa sem vacinação. A proposta é que, antes de terminado o prazo, o Brasil substitua gradualmente a vacinação por um sistema de vigilância mais ativo a fim de erradicar a doença.
Com a finalidade de capacitar os criadores e colaborar com a meta do governo federal, o SENAR-SP oferece o programa “Bovinocultura de leite e de bovinocultura de corte – aplicação de medicamentos e vacinas”. Além da febre aftosa, o treinamento abrange as principais doenças causadas por vírus, bactérias, fungos e parasitas. O conteúdo do curso inclui ainda técnicas para contenção dos animais, os principais materiais e produtos utilizados para aplicação de medicamentos e vacinas, orientações sobre vias e locais de aplicação, além da manutenção dos equipamentos necessários para os procedimentos.
Desde 2008, o SENAR-SP já capacitou mais de 11 mil pessoas em 734 turmas, totalizando uma carga horária de 17.616 horas. Para mais detalhes sobre o curso, clique aqui. Para realizar a inscrição, procure o Sindicato Rural de sua região.