Curso de Aproveitamento Integral de Alimentos ajuda equilibrar dieta e evitar desperdício

O curso do SENAR-SP oferece variedade no preparo das refeições, mostrando como usufruir de nutrientes

Curso de Aproveitamento Integral de Alimentos ajuda equilibrar dieta e evitar desperdício

Este 1 ano de pandemia causada pelo coronavírus tem afetado milhões de brasileiros, em especial aqueles com renda mais baixa. Lamentavelmente problemas como a fome estão mais presentes do que nunca na sociedade. Por conta disso, ações com a campanha “AlimentAÇÃO, juntos somos mais fortes!”, desenvolvida pelo Sistema FAESP/SENAR-SP, para reunir e doar alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade em todo o estado paulista.

Um aliado para ajudar estas famílias aumentar os benefícios e utilização dos recursos recebidos é curso de Aproveitamento Integral de Alimentos, oferecido gratuitamente pelo SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo, que tem como objetivo ensinar a evitar desperdícios e usufruir de todos os nutrientes que os vegetais podem oferecer.

Atualmente, o programa é de grande destaque por promover redução no descarte das partes não convencionais dos alimentos. Cascas, talos, folhas e sementes podem ser adicionadas em diversas preparações e algumas delas têm mais nutrientes que a própria polpa do alimento que é consumida. O curso da Promoção Social também orienta o produtor sobre os cuidados necessários para a realização da higienização correta dos alimentos a fim de evitar uma possível contaminação pela ingestão de frutas e hortaliças contaminadas.

Realização em Taubaté

O curso de Aproveitamento Integral de alimentos, do SENAR-SP, foi realizado no município de Taubabé (SP), por meio do sindicato rural local, na área rural de Pedra Grande. Segundo a entidade, 11 participantes aprovaram o resultado, pois aprenderam a empregar integralmente os alimentos e a diminuir os resíduos, além da possibilidade de diversificação do cardápio no dia a dia.

“No sítio aproveitamos algumas ervas e alimentos já que consumimos normalmente ao natural. O curso foi complementar e os ensinamentos foram maravilhosos, nosso almoço foi enriquecido com vitaminas e muito conhecimento… coisas perdidas pelo costume de comprar tudo pronto e em caixinhas, isso precisa ser levado a muitas pessoas para se ter saúde de verdade”, afirma Joana D Arc Pereira de Paula, que cedeu seu sítio para a realização do curso.

De acordo o coordenador do SENAR-SP no Sindicato Rural de Taubaté, Gilberto Carvalho, o curso de Aproveitamento Integral de Alimentos foi uma solução em meio às dificuldades que os trabalhadores rurais enfrentam para ter uma boa alimentação. “Em meio a esta pandemia, esse quadro se agravou. O aproveitamento de alimentos supre a compra de alimentos mais nobres”.

“A importância desse curso realizado pelo SENAR-SP e Sindicato Rural de Taubaté é que podemos levar conhecimento nutricional aos participantes. A falta de mercados nas proximidades muitas vezes os leva a se alimentar mal, mas pudemos ver os resultados obtidos. Muito se aprende com as sobras dos alimentos”, conclui Gilberto.

Notícias Relacionadas:

3 lições que o SENAR-SP dá a jovens empreendedores rurais

3 lições que o SENAR-SP dá a jovens empreendedores rurais

Programa oferece conhecimentos sobre educação socioambiental, convivência profissional e negócios

Sindicato rural de Cruzeiro celebra capacitação de produtores para turismo rural

Sindicato rural de Cruzeiro celebra capacitação de produtores para turismo rural

Caravana no município paulista ofereceu dicas sobre marketing no turismo rural e soluções digitais

Turismo rural: caravana ensina a alcançar visitantes com marketing da propriedade

Segundo consultor do Sebrae-SP, 76% dos turistas consideram importante soluções digitais no turismo rural