Conheça 5 opções para alimentação de suínos

Os produtores estão enxergando a suinocultura como atividade rentável, mas os custos de insumos exigem cuidados

Conheça 5 opções para alimentação de suínos

A suinocultura vem se apresentando como um ramo interessante ao homem do campo, tanto que em julho, no estado de São Paulo, registrou aumento de 7,95% no estado de São Paulo, alta esta que resultou no valor de R$ 7,20 – o mais elevado a ser contabilizado no Brasil neste período. No entanto, sabemos que os custos para se manter em atividade na pecuária estão aumentando e, consequentemente, ameaçam o trabalho do produtor rural.

Neste post, traremos aqui 5 alternativas de alimentos para a criação de suínos. Dessa forma, você poderá sempre escolher a opção mais em conta para o orçamento da sua propriedade! Confira a lista logo abaixo:

Arroz

O arroz é produzido para alimentação humana. Mas, quando não estiver dentro das especificações para tal ou quando razões econômicas possibilitam, pode ser utilizado na alimentação animal. Aos animais, ele pode ser servido como farelo integral ou desengordurado, bem como em quirera.

Trigo

O trigo é uma gramínea de inverno importante pelo seu valor nutricional como alimento. Pode ser oferecido como grão integral, farelo e triguilho (grãos pouco desenvolvidos).

Milheto

O grão de milheto tem sido usado em substituição ao milho na alimentação de suínos, pela boa adaptação às condições climáticas do Brasil. Embora o milheto tenha menor valor de energia digestível que o milho, sua inclusão em rações tem sido considerada opção viável economicamente.

Sorgo

O sorgo é um dos cereais mais cultivados no mundo, presente na produção de farinha, cerveja e óleo comestível. Na alimentação de suínos, pode substituir parcial ou totalmente o milho como fonte energética. O grão apresenta teor de proteína de 8% a 9%, pouco superior ao milho.

DDGS 

O DDG (grãos secos por destilação) extraído durante o processo de destilação é um concentrado proteico que pode ser uma alternativa economicamente viável para a alimentação animal nas regiões em que o milho apresenta preço baixo.

Fonte: SOS Suínos

Notícias Relacionadas:

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola

FAESP comenta alta nos custos da produção de leite

Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia

São Paulo deve receber 50 milímetros de chuva no próximo fim de semana

Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana

Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo