Conheça 5 opções para alimentação de suínos

Os produtores estão enxergando a suinocultura como atividade rentável, mas os custos de insumos exigem cuidados

Conheça 5 opções para alimentação de suínos

A suinocultura vem se apresentando como um ramo interessante ao homem do campo, tanto que em julho, no estado de São Paulo, registrou aumento de 7,95% no estado de São Paulo, alta esta que resultou no valor de R$ 7,20 – o mais elevado a ser contabilizado no Brasil neste período. No entanto, sabemos que os custos para se manter em atividade na pecuária estão aumentando e, consequentemente, ameaçam o trabalho do produtor rural.

Neste post, traremos aqui 5 alternativas de alimentos para a criação de suínos. Dessa forma, você poderá sempre escolher a opção mais em conta para o orçamento da sua propriedade! Confira a lista logo abaixo:

Arroz

O arroz é produzido para alimentação humana. Mas, quando não estiver dentro das especificações para tal ou quando razões econômicas possibilitam, pode ser utilizado na alimentação animal. Aos animais, ele pode ser servido como farelo integral ou desengordurado, bem como em quirera.

Trigo

O trigo é uma gramínea de inverno importante pelo seu valor nutricional como alimento. Pode ser oferecido como grão integral, farelo e triguilho (grãos pouco desenvolvidos).

Milheto

O grão de milheto tem sido usado em substituição ao milho na alimentação de suínos, pela boa adaptação às condições climáticas do Brasil. Embora o milheto tenha menor valor de energia digestível que o milho, sua inclusão em rações tem sido considerada opção viável economicamente.

Sorgo

O sorgo é um dos cereais mais cultivados no mundo, presente na produção de farinha, cerveja e óleo comestível. Na alimentação de suínos, pode substituir parcial ou totalmente o milho como fonte energética. O grão apresenta teor de proteína de 8% a 9%, pouco superior ao milho.

DDGS 

O DDG (grãos secos por destilação) extraído durante o processo de destilação é um concentrado proteico que pode ser uma alternativa economicamente viável para a alimentação animal nas regiões em que o milho apresenta preço baixo.

Fonte: SOS Suínos

Notícias Relacionadas:

São Paulo deve receber chuvas em sequência até início de junho

São Paulo: início da primavera será marcado por retorno das chuvas

De acordo com a Somar Meteorologia, a expectativa é de que alguns municípios recebam mais de 25 milímetros

cesta de orgânicos organizar a cadeia

SENAR-SP disponibiliza 5 cursos para manejo de orgânicos

Atendendo as necessidades dos produtores, agricultura orgânica une ciência e tradição em cultivo sem produtos sintéticos

6 dicas para melhorar a segurança da sua propriedade

6 dicas para melhorar a segurança da sua propriedade

Comandante da Polícia Militar mostra como medidas simples podem aumentar a proteção do produtor rural