Conheça 4 doenças que mais atingem suínos

Em São Paulo, o mercado de suínos está aquecido e com preços vantajosos ao produtor

Conheça 4 doenças que mais atingem suínos

Somente em julho, o preço do quilo dos suínos vivos registrou aumento de 7,95% no estado de São Paulo, alta esta que resultou no valor de R$ 7,20 – o mais elevado a ser contabilizado no Brasil neste período. Mas, para manter a produção dos animais lucrativa, é preciso investir em sua sanidade. Nesta postagem, listamos as 4 principais doenças que mais atingem os porcos. Veja:

Pneumonia

Causada por uma bactéria, essa doença é extremamente contagiosa. Porém, não é letal. Caso o rebanho receba o tratamento adequado, poderá conviver com ela. Uma de suas causas é a precariedade na higiene do local onde os animais são mantidos, o que favorece a proliferação de bactérias e contaminação dos bichos.

Peste Suína

Causada por um vírus que provoca febres altas, diarreia por vários dias, vômitos, andar desregulado, manchas azuis na pele, a peste suína pode resultar em muitas mortes na criação. A vacinação é fundamental para evitar o aparecimento dessa doença no rebanho.

Febre Aftosa

Podendo ser passada para bovinos, a febre aftosa exige atenção e cuidado por parte dos pecuaristas. Afinal, a carne infectada pode causar prejuízos aos humanos que a consomem. Seus principais sintomas nos suínos são lesões na vesícula e na cavidade bucal dos animais.

Rinite Atrófica

Propagada facilmente, a rinite atrófica tem como sintomas mais marcantes os espirros, manchas escuras ao redor dos olhos, desenvolvimento retardado, corrimentos e atrofias nasais. É possível evitá-la vacinando os animais, cuidando para que a baia não fique cheia e que ela esteja sempre higienizada

No caso de dúvidas, o veterinário é o profissional indicado para auxílio aos suinocultores.

Fonte: Centro de Produções Técnicas

Notícias Relacionadas:

São Paulo deve receber chuvas em sequência até início de junho

São Paulo: início da primavera será marcado por retorno das chuvas

De acordo com a Somar Meteorologia, a expectativa é de que alguns municípios recebam mais de 25 milímetros

cesta de orgânicos organizar a cadeia

SENAR-SP disponibiliza 5 cursos para manejo de orgânicos

Atendendo as necessidades dos produtores, agricultura orgânica une ciência e tradição em cultivo sem produtos sintéticos

6 dicas para melhorar a segurança da sua propriedade

6 dicas para melhorar a segurança da sua propriedade

Comandante da Polícia Militar mostra como medidas simples podem aumentar a proteção do produtor rural