FAESP busca isenção de ICMS para leite

A saída do produto cru e pasteurizado, que era isenta, passará a ser tributada em 4,14%

FAESP busca isenção de ICMS para leite

Apesar da recente conquista da isenção do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para o agronegócio paulista, a FAESP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo), por meio de comunicado, afirmou que está pleiteando a isenção para o leite pasteurizado, que não foi contemplado no primeiro momento.

“Neste momento de dificuldades e crises por conta da pandemia, é fundamental que o governo do estado mantenha as alíquotas vigentes em 2020 para toda a cadeia leiteira”, explica Fábio Meirelles, presidente do Sistema FAESP/SENAR-SP. “Isso é muito importante, pois esse setor é composto principalmente por pequenos produtores e o reajuste seria passado ao consumidor final”, completa.

A carga tributária do leite foi aumentada em diferentes etapas da cadeia produtiva. A saída do produto cru e pasteurizado, que era isenta, passará a ser tributada em 4,14%. O crédito outorgado à indústria na aquisição do leite produzido em São Paulo, instrumento para manter a competitividade do setor que tinha sido reduzido para 9%, foi restabelecido em 12%.

Por conta disso, a entidade segue as articulações, juntamente com sindicatos, cooperativas, pequenos produtores e a Abraleite (Associação Brasileira dos Produtores de Leite) para reunir esforços e sensibilizar o governo paulista sobre a taxação no ICMS do leite pasteurizado.

“Estamos muito confiantes de que o governo, novamente, se sensibilizará sobre os impactos dessa tributação, que afetará a todos”, diz Tirso Meirelles, vice-presidente da FAESP.

Notícias Relacionadas:

Sindicato rural de Cruzeiro celebra capacitação de produtores para turismo rural

Sindicato rural de Cruzeiro celebra capacitação de produtores para turismo rural

Caravana no município paulista ofereceu dicas sobre marketing no turismo rural e soluções digitais

Turismo rural: caravana ensina a alcançar visitantes com marketing da propriedade

Segundo consultor do Sebrae-SP, 76% dos turistas consideram importante soluções digitais no turismo rural

Conheça 3 técnicas de combate a incêndios no campo

Conheça 3 técnicas de combate a incêndios no campo

Com tempo seco, o inverno é marcado pela recorrência de queimadas