Isenção de ICMS garante atividades do agro e estabilidade dos preços de alimentos, diz FAESP

A revogação do aumento de ICMS oficializada hoje, 15, pelo governo paulista foi recebida positivamente pela entidade

Isenção de ICMS garante atividades do agro e estabilidade dos preços de alimentos, diz FAESP

A revogação do aumento de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) oficializada hoje, 15, pelo governo paulista foi recebida positivamente pela FAESP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo). A medida, publicada por meio de decretos, “garantirá as atividades do setor e não pressionará os preços dos alimentos”, de acordo com a entidade.

“A decisão do Governo do Estado foi adequada ao atender aos principais pleitos da FAESP, sindicatos e produtores rurais, que beneficiarão toda a sociedade. A cadeia produtiva entende que as medidas da administração pública irão permitir a estabilidade nos preços dos alimentos e fôlego para a manutenção dos empregos do setor”, diz Fábio de Salles Meirelles, presidente do Sistema FAESP/SENAR-SP.

O decreto revoga os aumentos de ICMS de hortifrutigranjeiros, insumos agrícolas e energia elétrica, que resultariam em grandes impactos ao agronegócio paulista. Leite pasteurizado não foi contemplado neste primeiro momento e a expectativa da FAESP é que um novo decreto seja publicado, corrigindo esta distorção.

“Nós estamos entendendo que esses decretos ainda podem ser publicados. Foi um lapso do governo e a gente aguarda essa publicação. O governo já deixou claro que os lácteos, que são um produto da cesta básica, seriam contemplados. O impacto da arrecadação dos produtos pasteurizados é pequeno, então nós não entendemos que tenha sido uma decisão do governo deixar o leite pasteurizado fora”, comentou Cláudio Brisolara, chefe do departamento econômico da FAESP.

Depois de quatro meses de negociação, a FAESP enxerga a revogação do aumento no ICMS como uma demonstração de força, união, empenho e da importância dos produtores rurais e do agronegócio para São Paulo e para o Brasil.

Veja a análise completa no vídeo do Mercado & Companhia:

Notícias Relacionadas:

Semana será marcada por chuvas no sul de São Paulo

Semana terá chuvas no sul de São Paulo

Previsão aponta tempo seco e nublado no centro e norte do estado

3 lições que o SENAR-SP dá a jovens empreendedores rurais

3 lições que o SENAR-SP dá a jovens empreendedores rurais

Programa oferece conhecimentos sobre educação socioambiental, convivência profissional e negócios

Sindicato rural de Cruzeiro celebra capacitação de produtores para turismo rural

Sindicato rural de Cruzeiro celebra capacitação de produtores para turismo rural

Caravana no município paulista ofereceu dicas sobre marketing no turismo rural e soluções digitais