Pecuária: sanidade do rebanho para continuidade da atividade

A erradicação da brucelose, tuberculose e febre aftosa foram temas do Dia de Campo Seguro em Cruzeiro; eventou debateu a importância da sanidade do rebanho

entrevista sobre sanidade do rebanho

A sanidade do rebanho é de extrema importância para a continuidade da atividade pecuária nacional.

Nesse sentido, a erradicação da brucelose e tuberculose é um dos temas importantes para o setor. O assunto foi discutido no Dia de Campo Seguro, no município de Cruzeiro, no interior de São Paulo. O evento é uma realização do Canal Rural e Senar SP.

Da mesma forma, ainda sobre sanidade do rebanho, o evento trouxe outra palestra sobre o programada de erradicação da febre aftosa.

De acordo com Wander Bastos, presidente do sindicato rural de Cruzeiro, no interior de São Paulo, os dois temas são de extrema relevância para a sanidade do rebanho e continuidade da atividade do pecuarista, principalmente, para os produtores de queijo artesanal.

“Principalmente tuberculose e brucelose são importantes porque a base do queijo artesanal é o leite cru”, comentou.

Abrangência dos programas para sanidade do rebanho

Ainda de acordo com Wander, os programas têm abrangência diferentes.

“Um dos programas é em nível nacional, que é o de aftosa, e o outro, em nível estadual, que é da brucelose e tuberculose. Contudo, são duas zoonoses importantíssimas para o alimento a segurança alimentar e começa no controle sanitário do rebanho”.

Avanço dos programas 

“O programa nacional de erradicação da aftosa está bem avançado a nível nacional e o estadual de controle erradicação da tuberculose e brucelose está iniciando, é uma portaria nova que nós também estamos trabalhando alguns pequenos ajustes”, finalizou.

Notícias Relacionadas:

Selic precisa continuar baixa em 2021, defende FAESP

Selic precisa continuar baixa em 2021, defende FAESP

De acordo com a entidade, com a elevação da Selic, produtores precisam recorrer a empréstimos no mercado financeiro normal e juros altos

Setor de carnes realiza carreata contra aumento de ICMS em São Paulo

Setor de carnes realiza carreata contra aumento de ICMS em São Paulo

Ato contra medida do governo paulista contou com cerca de 1200 caminhões e 1500 pessoas envolvidas, segundo os organizadores

Estufa garante produção de hortaliças em períodos de chuvas

Estufa garante produção de hortaliças em períodos de chuvas

Apesar do alto custo, sistema protegido permite controle de temperatura e umidade e diminui risco de doenças