Programa de erradicação da brucelose e tuberculose na pecuária nacional

No Dia de Campo Seguro desta quinta-feira (20), o programa de erradicação da brucelose e tuberculose será um dos temas discutidos

vacina para erradicação

O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT) foi instituído em 2001 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Nesse sentido, o objetivo do programa é diminuir o impacto negativo dessas zoonoses na saúde humana e animal. Além disso, promover a competitividade da pecuária nacional.

Dessa forma, o PNCEBT introduziu a vacinação obrigatória contra a brucelose bovina e bubalina em todo o território nacional e definiu uma estratégia de certificação de propriedades livres ou monitoradas.

O regulamento técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal – PNCEBT, instituído em 2001, foi revisto pela Instrução Normativa SDA nº 10, de 3/03/2017. O programa tem por objetivo reduzir a prevalência e a incidência dessas doenças em bovinos e bubalinos, visando a erradicação.

A brucelose é causada pela brucella abortus, e a tuberculose, causada pelo mycobacterium bovis, vem sendo registradas em todo território nacional, conforme verificado em estudos de caracterização epidemiológica padronizados realizados em diversos estados do país.

(Fonte texto: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa)

Programa de erradicação da brucelose e tuberculose será tema no Dia de Campo Seguro em Cruzeiro (SP)

Para falar desse assunto, o evento convidou a diretora técnica da divisão do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Guaratinguetá, Ana Paulo Belch.

O Dia de Campo Seguro vai falar também sobre o Programa de erradicação da febre aftosa. Para esse tema, o palestrante será Thiago Rocha, assessor técnico da Federação da Agricultura e Pecuária de São Paulo (Faesp).

Por fim, veja a programação:

Data: 20/08/20 – 15H – Cruzeiro (SP)

  • Programa de erradicação de tuberculose e brucelose – Ana Paulo Belch, diretora técnica da divisão EDA Guaratinguetá.
  • Programa de erradicação da febre aftosa – Thiago Rocha, assessor técnico da Faesp.

Para assistir de onde estiver, acesse:

Site: www.nacaoagro.com.br
Instagram: @canalrural
YouTube do Canal Rural

Notícias Relacionadas:

Setor de carnes realiza carreata contra aumento de ICMS em São Paulo

Setor de carnes realiza carreata contra aumento de ICMS em São Paulo

Ato contra medida do governo paulista contou com cerca de 1200 caminhões e 1500 pessoas envolvidas, segundo os organizadores

Estufa garante produção de hortaliças em períodos de chuvas

Estufa garante produção de hortaliças em períodos de chuvas

Apesar do alto custo, sistema protegido permite controle de temperatura e umidade e diminui risco de doenças

Grupo Interministerial irá elaborar Plano Nacional de Fertilizantes

Grupo Interministerial irá elaborar Plano Nacional de Fertilizantes

O plano tem o objetivo de aumentar a produção e oferta de fertilizantes nacionais, além de reduzir a dependência dos produtos importados