Mercado de mandioca se mostra aquecido, diz Sebrae

Demanda está em alta devido a procura pelas indústrias que puxaram os valores praticados no mercado de mandioca; produtores buscam inovações na produção

cesta com a raiz ilustrando mercado de mandioca

O mercado de mandioca se mostra aquecido, com demanda maior que a oferta. É o que diz o consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Marcelo Bezerra.

“A gente tem indústrias procurando comprar mandioca e com uma dificuldade de achar a raiz, isso aumentou nos últimos dois meses e está incentivando o aumento do plantio. Com isso, estamos prevendo uma boa remuneração para a cultura”, comentou Bezerra.

Para o produtor rural, Gilberto Junqueira, que produz há duas décadas, muita coisa mudou nos últimos anos e foi preciso buscar alternativas de inovação para trazer produtividade e acompanhar o mercado de mandioca. De acordo com ele, o valor praticado é bastante variável e o agricultor precisa estar preparado para os momentos de preços baixos.

“A mandioca é assim, né? Tem horas que ela sobe, tem horas que ela desce. O valor já chegou nos R$ 350 (por tonelada da raiz), contudo, hoje, está em R$ 220 em algumas praças.

Alternativas de mercado de mandioca

O processamento da mandioca pode ser uma alternativa para aumentar a renda do produtor rural. Para os agricultores que plantam a raiz, processar produtos derivados da mandioca traz valor agregado no produto.

Entre os produtos derivados da mandioca estão: farinha, fécula, polvilho, chips, entre outros. Primeiramente, é preciso se capacitar com cursos técnicos de processamento de mandioca. Saber quais produtos produzir e onde distribuir também é super importante, portanto é fundamental a pesquisa de mercado.

Notícias Relacionadas:

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola

FAESP comenta alta nos custos da produção de leite

Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia

São Paulo deve receber 50 milímetros de chuva no próximo fim de semana

Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana

Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo