Mercado de mandioca se mostra aquecido, diz Sebrae

Demanda está em alta devido a procura pelas indústrias que puxaram os valores praticados no mercado de mandioca; produtores buscam inovações na produção

cesta com a raiz ilustrando mercado de mandioca

O mercado de mandioca se mostra aquecido, com demanda maior que a oferta. É o que diz o consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Marcelo Bezerra.

“A gente tem indústrias procurando comprar mandioca e com uma dificuldade de achar a raiz, isso aumentou nos últimos dois meses e está incentivando o aumento do plantio. Com isso, estamos prevendo uma boa remuneração para a cultura”, comentou Bezerra.

Para o produtor rural, Gilberto Junqueira, que produz há duas décadas, muita coisa mudou nos últimos anos e foi preciso buscar alternativas de inovação para trazer produtividade e acompanhar o mercado de mandioca. De acordo com ele, o valor praticado é bastante variável e o agricultor precisa estar preparado para os momentos de preços baixos.

“A mandioca é assim, né? Tem horas que ela sobe, tem horas que ela desce. O valor já chegou nos R$ 350 (por tonelada da raiz), contudo, hoje, está em R$ 220 em algumas praças.

Alternativas de mercado de mandioca

O processamento da mandioca pode ser uma alternativa para aumentar a renda do produtor rural. Para os agricultores que plantam a raiz, processar produtos derivados da mandioca traz valor agregado no produto.

Entre os produtos derivados da mandioca estão: farinha, fécula, polvilho, chips, entre outros. Primeiramente, é preciso se capacitar com cursos técnicos de processamento de mandioca. Saber quais produtos produzir e onde distribuir também é super importante, portanto é fundamental a pesquisa de mercado.

Notícias Relacionadas:

Pousada ao pôr-do-sol com árvores é opção para turismo rural

Inovação ajuda na retomada de turismo rural em São Paulo

Demanda por turismo rural deve aumentar com a flexibilização das atividades no estado

Preço da batata sobe

Falta de chuva faz preço da batata subir 76% em outubro

Cepea/Esalq prevê manutenção da valorização dos preços nos próximos meses devido ao “adiantamento da colheita” e baixo volume de chuva

Família Nação Agro explora mercado de cogumelos, apicultura e turismo rural

Durante a semana, projeto do SENAR-SP visitou os municípios de Sorocaba e Ubatuba