Mercado de mandioca se mostra aquecido, diz Sebrae

Demanda está em alta devido a procura pelas indústrias que puxaram os valores praticados no mercado de mandioca; produtores buscam inovações na produção

cesta com a raiz ilustrando mercado de mandioca

O mercado de mandioca se mostra aquecido, com demanda maior que a oferta. É o que diz o consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Marcelo Bezerra.

“A gente tem indústrias procurando comprar mandioca e com uma dificuldade de achar a raiz, isso aumentou nos últimos dois meses e está incentivando o aumento do plantio. Com isso, estamos prevendo uma boa remuneração para a cultura”, comentou Bezerra.

Para o produtor rural, Gilberto Junqueira, que produz há duas décadas, muita coisa mudou nos últimos anos e foi preciso buscar alternativas de inovação para trazer produtividade e acompanhar o mercado de mandioca. De acordo com ele, o valor praticado é bastante variável e o agricultor precisa estar preparado para os momentos de preços baixos.

“A mandioca é assim, né? Tem horas que ela sobe, tem horas que ela desce. O valor já chegou nos R$ 350 (por tonelada da raiz), contudo, hoje, está em R$ 220 em algumas praças.

Alternativas de mercado de mandioca

O processamento da mandioca pode ser uma alternativa para aumentar a renda do produtor rural. Para os agricultores que plantam a raiz, processar produtos derivados da mandioca traz valor agregado no produto.

Entre os produtos derivados da mandioca estão: farinha, fécula, polvilho, chips, entre outros. Primeiramente, é preciso se capacitar com cursos técnicos de processamento de mandioca. Saber quais produtos produzir e onde distribuir também é super importante, portanto é fundamental a pesquisa de mercado.

Notícias Relacionadas:

Selic precisa continuar baixa em 2021, defende FAESP

Selic precisa continuar baixa em 2021, defende FAESP

De acordo com a entidade, com a elevação da Selic, produtores precisam recorrer a empréstimos no mercado financeiro normal e juros altos

Setor de carnes realiza carreata contra aumento de ICMS em São Paulo

Setor de carnes realiza carreata contra aumento de ICMS em São Paulo

Ato contra medida do governo paulista contou com cerca de 1200 caminhões e 1500 pessoas envolvidas, segundo os organizadores

Estufa garante produção de hortaliças em períodos de chuvas

Estufa garante produção de hortaliças em períodos de chuvas

Apesar do alto custo, sistema protegido permite controle de temperatura e umidade e diminui risco de doenças