Manifestação contra o aumento do ICMS acontece em mais de 300 cidades de São Paulo

Tratoraço acontece com apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo

Manifestação contra o aumento do ICMS acontece em mais de 300 cidades de SP

Acontece nesta quinta-feira, 7, uma manifestação contra o aumento do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) na agropecuária, promovido pelo governo de São Paulo. O protesto se estende por mais de 300 cidades paulistas, contando com o apoio da FAESP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo).

Segundo a entidade, a decisão de mobilizar o tratoraço “somente foi tomada depois de quatro meses de negociações com o governo estadual, que não se sensibilizou com os impactos que isso causaria nos produtores rurais e, principalmente, os menos favorecidos”.

“A elevação do tributo será refletida na mesa dos cidadãos, tirando muito do bolso dos menos favorecidos, que pagarão caro por alimentos essenciais da cesta básica. Os impactos também serão sentidos pelos produtores rurais, que terão alta de 7% a 30% em seus custos, índice que, inevitavelmente, serão repassadas aos consumidores”, diz Fábio Meirelles, presidente da FAESP.

Em nota, a federação afirmou que “esses aumentos no ICMS ainda causam grandes impactos no agronegócio paulista, principalmente para os pequenos produtores rurais, que representam 78% do estado”.

Ainda de acordo com a FAESP, as negociações estão terminando e se tornam necessárias “medidas mais incisivas”. “Buscamos o entendimento até o limite. Ante a iminência das novas alíquotas do ICMS começarem a ser cobradas, a partir do próximo dia 15, tivemos de agir para expor o problema”, ressalta Meirelles. “O ajuste fiscal vai causar a retração da capacidade produtiva alimentar de São Paulo”.

Até o momento, o governador João Doria determinou a suspensão das mudanças no ICMS apenas para alimentos e medicamentos genéricos.

Notícias Relacionadas:

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola

FAESP comenta alta nos custos da produção de leite

Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia

São Paulo deve receber 50 milímetros de chuva no próximo fim de semana

Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana

Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo