Governo paulista revoga aumento de ICMS sobre o agro após pressão do setor

A revogação foi publicada nesta sexta-feira, 15, no Diário Oficial, em três novos decretos

Após protesto na CEAGESP, governo paulista revoga aumento de ICMS sobre o agro

O governo de São Paulo revogou o aumento nas alíquotas do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para os setores de insumos agropecuários, produtos hortifrutigranjeiros e energia elétrica. A medida foi publicada nesta sexta-feira, 15, no Diário Oficial, em três novos decretos (65.469, 65.470 e 65.471).

A alta do imposto havia sido planejada para entrar em vigor durante este mês, mas foi cancelada depois de protestos de representantes do agronegócio, que alertou sobre o impacto do aumento na elevação de custos da produção rural e no preço dos alimentos.

“A decisão do Governo do Estado de reestabelecer isenções do imposto em insumos agrícolas e alimentos foi acertada e mostra que estamos no caminho correto”, afirma Fábio de Salles Meirelles, presidente do Sistema FAESP/SENAR-SP. A entidade, inclusive, apoiou o “tratoraço”, realizado em mais de 200 municípios paulistas com cerca de 20 mil participantes.

Manifestação contra aumento do ICMS na CEAGESP

Na quinta-feira, 14, um dia antes da oficialização da revogação, a CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) realizou uma doação de alimentos em forma de protesto conta a alta na alíquota do ICMS em São Paulo. Conforme apurou a equipe de reportagem do Canal Rural, foram oferecidas à população frutas, verduras e legumes com qualidade e apropriadas para consumo.

Veja a matéria do Rural Notícias:

Notícias Relacionadas:

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola

FAESP comenta alta nos custos da produção de leite

Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia

São Paulo deve receber 50 milímetros de chuva no próximo fim de semana

Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana

Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo