Governo paulista revoga aumento de ICMS sobre o agro após pressão do setor

A revogação foi publicada nesta sexta-feira, 15, no Diário Oficial, em três novos decretos

Após protesto na CEAGESP, governo paulista revoga aumento de ICMS sobre o agro

O governo de São Paulo revogou o aumento nas alíquotas do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para os setores de insumos agropecuários, produtos hortifrutigranjeiros e energia elétrica. A medida foi publicada nesta sexta-feira, 15, no Diário Oficial, em três novos decretos (65.469, 65.470 e 65.471).

A alta do imposto havia sido planejada para entrar em vigor durante este mês, mas foi cancelada depois de protestos de representantes do agronegócio, que alertou sobre o impacto do aumento na elevação de custos da produção rural e no preço dos alimentos.

“A decisão do Governo do Estado de reestabelecer isenções do imposto em insumos agrícolas e alimentos foi acertada e mostra que estamos no caminho correto”, afirma Fábio de Salles Meirelles, presidente do Sistema FAESP/SENAR-SP. A entidade, inclusive, apoiou o “tratoraço”, realizado em mais de 200 municípios paulistas com cerca de 20 mil participantes.

Manifestação contra aumento do ICMS na CEAGESP

Na quinta-feira, 14, um dia antes da oficialização da revogação, a CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) realizou uma doação de alimentos em forma de protesto conta a alta na alíquota do ICMS em São Paulo. Conforme apurou a equipe de reportagem do Canal Rural, foram oferecidas à população frutas, verduras e legumes com qualidade e apropriadas para consumo.

Veja a matéria do Rural Notícias:

Notícias Relacionadas:

São Paulo deve receber chuvas em sequência até início de junho

São Paulo: início da primavera será marcado por retorno das chuvas

De acordo com a Somar Meteorologia, a expectativa é de que alguns municípios recebam mais de 25 milímetros

cesta de orgânicos organizar a cadeia

SENAR-SP disponibiliza 5 cursos para manejo de orgânicos

Atendendo as necessidades dos produtores, agricultura orgânica une ciência e tradição em cultivo sem produtos sintéticos

6 dicas para melhorar a segurança da sua propriedade

6 dicas para melhorar a segurança da sua propriedade

Comandante da Polícia Militar mostra como medidas simples podem aumentar a proteção do produtor rural