Higiene da ordenha é fundamental para qualidade do leite

Com boa higiene sanitária da ordenha é possível reduzir a contagem de células somáticas (CCS) e, com isso, aumentar a remuneração

produtividade leite
Uma das maiores preocupações com a ordenha é com a higiene, pois isso é fundamental para a qualidade do leite.
Quem trabalha com leite sabe muito bem a importância de uma baixa contagem bacteriana total (CBT) e isso, é, principalmente, fruto da higiene da ordenha. É possível dizer que a higiene é responsável por 99,9% da contagem de células somáticas (CCS).
De acordo com Eliana Gomes Barreto Garcia, coordenadora do sindicato rural de Presidente Venceslau, neste sentido, é preciso sempre revisar todos os processos durante a produção de leite.
“Tem que ter uma higienização na hora da ordenha, isso é muito importante para a qualidade do leite e para o próprio cliente, para quem vai estar consumindo esse alimento”.
 “É muito importante para manter a questão da qualidade ter, por exemplo, boas práticas de manejo e boas práticas de fabricação do produto”.

Ordenha limpa traz leite de qualidade, que por sua vez, remunera melhor o pecuarista

Com isso, com o leite de maior qualidade, o produtor é melhor remunerado e para o laticínio também é bom porque os produtos têm maior tempo de prateleira.

Cursos do Senar em Presidente Venceslau

Para ajudar a capacitar o produtor de leite, o sindicato rural de Presidente Venceslau, em parceria com Senar SP, oferece diversos cursos na área.
“Os cursos estão a todo vapor. Temos duas datas previstas para o curso Pro Leite, que é pioneiro na região. Há 7 anos a gente sempre tem Pro Leite”, finalizou.
O curso Pro Leite, para quem não sabe, tem como resultado o aumento da produtividade de leite na propriedade rural. Se você ficou interessado, procure sindicato rural do seu município ou acesse a página na internet do Senar de São Paulo, clicando aqui.

Notícias Relacionadas:

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola

FAESP comenta alta nos custos da produção de leite

Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia

São Paulo deve receber 50 milímetros de chuva no próximo fim de semana

Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana

Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo