Empretec Rural: FAESP apoia seminário para formação de empreendedores do campo

Produtores rurais da região de Avaré foram selecionados para programa promovido pelo Sebrae-SP

Por Henrique Oliveira
Empretec Rural: FAESP participa de seminário para formação de empreendedores do campo

Importante instrumento de apoio disponível para os empresários do agronegócio, o Empretec Rural é um programa voltado especificamente para a formação de empreendedores do campo, que está sendo realizado pela primeira vez no estado de São Paulo. O evento acontece até o dia 13 de novembro no município de Avaré, com participação de 30 empresários e profissionais do agronegócio do município e de outras cidades atendidas pelo escritório regional do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em Botucatu.

O Empretec é uma metodologia da ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo de desenvolver características de comportamento empreendedor para ampliar a produtividade e aprimorar a gestão dos negócios. É promovido em cerca de 40 países e, no Brasil, a implementação do programa é exclusiva do Sebrae que, mais recentemente, elaborou a versão voltada para as especificidades e necessidades do empresário rural.

“Desenvolver as competências já existentes e destacar novas habilidades é fundamental para o empreendedor rural ampliar a visão sobre sua atividade, buscando inovação nos processos a fim de expandir os horizontes em busca de melhores resultados”, explica Tirso Meirelles, presidente do conselho deliberativo do Sebrae-SP e vice-presidente da FAESP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo).

Os participantes são estimulados a uma autocrítica de suas características empreendedoras com foco no agronegócio. São oferecidas atividades teóricas e práticas para que eles identifiquem aspectos potenciais de gestão de seus empreendimentos. “Aproveitar o que eles têm de pontos fortes e também assimilar quais podem ser melhorados, a fim de trabalhar mais nessas características do comportamento empreendedor”, destaca o gerente regional do Sebrae de Botucatu, Eduardo Nascimento Jesus.

Jesus explica como é feita a escolha dos participantes do Empretec Rural: “A seleção é feita por meio de palestras de sensibilização, tanto on-line quanto presenciais e, entre os participantes desses eventos, são escolhidos os que têm maior potencial de desenvolvimento”.

O Seminário irá abordar as seguintes características de comportamento do empreendedor:

Busca de oportunidades e iniciativa: o empreendedor se antecipa aos desafios e dificuldades.

Essas características devem estar presentes no dia a dia de um empreendedor e configuram um comportamento que minimiza as dificuldades e potencializa as chances de sucesso.

Via: Sistema FAESP/SENAR-SP

Categorias:

Leia também