Coronavírus: produtores se reinventam para enfrentar a crise

Produtores da agricultura familiar de todo o país estão se reinventando para continuar em atividade e garantir renda.

Por Valeria Benites

Uma solução para os negócios nessa época de pandemia do Coronavírus, tem sido a utilização de serviços delivery. Além de aproximar o cliente aos serviços, uma das vantagens em trabalhar desta forma pode ser a fidelização de novos clientes, pois terão seu contato após esse momento de crise e irão lembrar do serviço oferecido assim que necessitarem de novos produtos.

A produtora de cogumelos Suzana Lopes de Araújo, do Sítio São Francisco de Cunha, interior paulista, enxergou a chance de criar novos produtos e aproveitar o que não foi vendido no dia. A produção continua normal, com o volume médio de 400 kg de cogumelos por mês. Conservas, lasanhas, escondidinho e panquecas estão na lista de novos produtos para serem oferecidos aos clientes, Suzana garante o sucesso. “Aqui o coronavírus não se cria”.

Como muitos profissionais estão em regime de home office, esse tem sido um foco para esses empreendedores rurais, além de se tornarem mais visíveis por conta das divulgações na mídia e a campanha do Sebrae, “Compre do pequeno”.

O Sebrae sugere que o momento de quarentena também seja produtivo nas famílias produtoras, para que estudem estratégias e planejamentos de empreendedorismo, com ações para curto, médio e longo prazo.Calcular valores e investimentos de produção também é a dica. Se o planejamento for arriscado, a orientação é redução de forma que não perca a qualidade do produto. Veja abaixo algumas dicas extras elaboradas pelo Sebrae para ajudar a minimizar os impactos da pandemia do Coronavírus:

Confira abaixo a mensagem de incentivo que a produtora Suzana nos enviou, envie seu vídeo e participe do movimento #naçãoagrocontraocoronavírus.

Com informações Agência Sebrae de Notícias

Categorias:

Leia também