Secretaria de Agricultura de SP faz Concurso de Qualidade do Café do Circuito das Águas Paulistas

Os cafés vencedores ganham direito de participar do concurso estadual

concurso-cafe-secretaria-agricultura-sp-capa

Essencial para alavancar a produção de cafés especiais na região do Circuito das Águas Paulistas, o Concurso de Qualidade do Café vem promovendo o reconhecimento dos cafeicultores locais e gerando renda e oportunidade de crescimento. A competição acontece há 13 anos no Polo Leste Paulista, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), gerida pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Esta é uma iniciativa dos pesquisadores e técnicos da Pasta, que ficam nos municípios de Monte Alegre do Sul, Amparo, Socorro e Serra Negra, em parceria com o Sindicato Rural de Amparo.

Este ano, foram inscritas 48 amostras da região para participar do concurso, que foram avaliadas por três provadores de café. As amostras são divididas nas seguintes categorias: Natural, CD (descascado), Microlote e Nanolote. A prova considera atributos como aroma, acidez, corpo e doçura.

“Antes do concurso, o café do Circuito das Águas Paulistas era praticamente desconhecido e era vendido por baixos valores por saca. Hoje, a região mostrou que tem alto potencial para produzir, e, nos últimos cinco anos, amostras de cafés especiais saíram daqui e ganharam destaque brasileiro em termos de qualidade”, afirmou Daniel Gomes, pesquisador da Secretaria e um dos criadores do evento.

Segundo Gomes, o Polo Leste Paulista passou a promover cursos de classificação de bebidas e cafés especiais para incentivar o desenvolvimento dos produtores, que deixaram o cultivo destinado a café commodity de baixa qualidade e estão se dedicando ao nicho de cafés especiais, que geram melhoria na renda e fixam o cafeicultor na atividade.

Os cafés vencedores da etapa regional do Circuito das Águas Paulistas ganham direito de participar do concurso estadual, organizado pelo Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé).

Notícias Relacionadas:

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola

FAESP comenta alta nos custos da produção de leite

Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia

São Paulo deve receber 50 milímetros de chuva no próximo fim de semana

Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana

Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo