FAESP sedia concurso de qualidade que celebra os melhores cafés paulistas

Foram provados cerca de 69 lotes, advindos das cooperativas e associações de produtores.

FAESP sedia concurso de qualidade que celebra os melhores cafés paulistas

Aconteceu, na segunda, 7, na sede da FAESP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo), o 19º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo – Prêmio Aldir Alves Teixeira, em que foram anunciados os melhores cafés de 2020.

A ação desenvolvida pela Câmara Setorial de Café do Estado, em conjunto com a Coordenadoria de Agronegócios da Secretaria da Agricultura (CODEAGRO) contou com avaliação sensorial, considerando técnica e sustentabilidade para estimular a criação de um novo segmento de cafés especiais.

Durante o evento, foram seguidas todas as determinações estabelecidas pelos governos municipal e estadual, bem como as orientações dos órgãos de saúde do Brasil e internacionais, instruindo e conscientizando os participantes e organizadores sobre os protocolos de higiene e distanciamento para evitar o contágio da Covid-19.

Um concurso de sucesso

A tarefa de avaliar os cafés ficou por conta de profissionais com vasta experiência na área de concursos nacionais de café, que seguiram os métodos da Instrução Normativa nº 8, de 2003, que define a Classificação Oficial Brasileira (COB).

A classificação levou em consideração um sistema de pontuação, onde a avaliação técnica valeu 80% e sustentabilidade, que incluía as categorias Café Natural, Café Cereja Descascado, Microlote e Nano Lote, valeu 20%.

Foram provados cerca de 69 lotes, oriundos das cooperativas e associações de produtores. Os processos de seleção foram afunilando até que restassem apenas os 11 considerados melhores lotes.

Para Fabio de Salles Meirelles, presidente do Sistema FAESP/SENAR-SP, a cerimônia foi enriquecedora para os produtores e outros participantes: “Trata-se do maior reconhecimento para os cafés paulistas da safra 2020” comentou.

Via FAESP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo)

Notícias Relacionadas:

Turismo rural: curso do SENAR-SP atendeu quase 20 mil produtores; veja os benefícios

Turismo rural: curso do SENAR-SP atendeu quase 20 mil produtores; veja os benefícios

Agroturismo valoriza a cultura local e cria oportunidades econômicas

Em São Paulo, semana será de tempo seco e altas temperaturas

Em São Paulo, semana será de tempo seco e temperaturas altas

Segundo a Somar Meteorologia, chuvas devem retornar ao estado paulista entre outubro e novembro

Turismo rural: conheça o caminho para empreender no campo

Turismo rural: conheça o caminho para empreender no campo

Caravana do SENAR-SP deu exemplos práticos de atrações que fazem sucesso entre turistas