Conheça 6 produtos gerados pela apicultura

A diversificação na atividade apícola pode agregar para os produtos do homem do campo

Por Henrique Oliveira
Conheça 6 produtos gerados pela apicultura

A industrialização dos produtos da apicultura permite a obtenção de diversos subprodutos. Na prática, esse processo consiste na transformação da matéria-prima com agregação de novos componentes ou pelo simples fracionamento do produto, possibilitando a diversificação e, consequentemente, contribuindo para a melhoria da renda do produtor.

Abaixo, listamos os principais produtos que você pode fazer na atividade apícola:

1 – Mel

A OMS (Organização Mundial de Saúde) define o mel como uma substância açucarada obtida a partir do néctar das plantas ou que se encontre sobre elas, a qual as abelhas trabalham, transformam e combinam com matérias específicas, depositando depois nos favos da colmeia.

2 – Pólen

É um produto altamente proteico, rico em vitaminas e sais minerais. Atualmente tem ocupado importante papel na apicultura como fonte de renda do apicultor.

3 – Própolis

A própolis é uma substância resinosa que as abelhas colhem dos brotos, botões e cascas de árvores.

4 – Geleia

Real A geleia real é uma secreção de glândulas específicas das abelhas operárias, ou seja, um leite denso, cremoso, com sabor ácido, doce e picante.

5 – Cera

É uma substância oleosa secretada pelas glândulas cerígenas das abelhas operárias e sintetizada pela redução de açúcares. Apresenta cores diversas e é insolúvel em água.

6 – Aptoxina

O veneno da abelha é chamado de Apitoxina. Ele é produzido por glândulas existentes no abdômen e introduzido através do canal existente no ferrão. É uma substância química complexa usada para pomadas.

Para mais dicas sobre apicultura, baixe a cartilha do SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo) no link abaixo:

https://cms20.simplesnologia.biz/Arquivos/PARCEIROS_ANEXOS/Original/020475001_0.pdf

Categorias:

Tags:

Leia também