Horta urbana orgânica adubada com compostagem

O adubo no canteiro da horta urbana vem da compostagem feita com esterco de frango, que possui bastante nitrogênio e ajuda no desenvolvimento da planta

horta urbana orgânica

No município de Sales Oliveira, no interior de São Paulo, o produtor, José Pertuliano resolveu inovar montando uma horta urbana. Isso mesmo, o canteiro de hortaliças do Zézinho, como ele é conhecido na região, fica bem no centro da cidade.

Na horta urbana do Zézinho as mudas estão com 70 dias de plantio. Entretanto, o mais curioso e criativo foi a forma que ele encontrou para adubar as hortaliças. O adubo vem da compostagem feita com esterco de alguns frangos que ele cria ali mesmo, do ladinho do canteiro.

 

Compostagem nutritiva para a planta

A compostagem feita com o esterco do frango possui bastante nitrogênio, o que ajuda no desenvolvimento das hortaliças. A horta urbana do Zé já tem alguns anos e surgiu depois de um curso que ele fez pelo Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) no município onde ele mora.

 

Sales Oliveira promove cursos do Senar SP durante todo o ano

De acordo com Beatriz Bonadio, presidente do sindicato rural de Sales Oliveira, a entidade promove frequentemente diversos cursos em várias áreas, sempre com a parceira do Senar-SP. Para ela, a gratificação vem ao ver o resultado na pratica, como a horta do José.

“É uma honra ver essa produção toda e ver que ele pode estar promovendo a economia familiar dele”.

Além disso, a horta urbana é orgânica, ou seja, são produtos que contribuem para uma vida saudável. “Está trazendo um produto de boa qualidade para a alimentação do povo Salense e, dessa forma, plantar e colher os frutos. Eu plantei organizando os cursos e agora a gente colhe os frutos, através dessas boas sementeiras”, acrescentou Bonadio.

Notícias Relacionadas:

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola

FAESP comenta alta nos custos da produção de leite

Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia

São Paulo deve receber 50 milímetros de chuva no próximo fim de semana

Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana

Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo