Horta urbana orgânica adubada com compostagem

O adubo no canteiro da horta urbana vem da compostagem feita com esterco de frango, que possui bastante nitrogênio e ajuda no desenvolvimento da planta

horta urbana orgânica

No município de Sales Oliveira, no interior de São Paulo, o produtor, José Pertuliano resolveu inovar montando uma horta urbana. Isso mesmo, o canteiro de hortaliças do Zézinho, como ele é conhecido na região, fica bem no centro da cidade.

Na horta urbana do Zézinho as mudas estão com 70 dias de plantio. Entretanto, o mais curioso e criativo foi a forma que ele encontrou para adubar as hortaliças. O adubo vem da compostagem feita com esterco de alguns frangos que ele cria ali mesmo, do ladinho do canteiro.

 

Compostagem nutritiva para a planta

A compostagem feita com o esterco do frango possui bastante nitrogênio, o que ajuda no desenvolvimento das hortaliças. A horta urbana do Zé já tem alguns anos e surgiu depois de um curso que ele fez pelo Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) no município onde ele mora.

 

Sales Oliveira promove cursos do Senar SP durante todo o ano

De acordo com Beatriz Bonadio, presidente do sindicato rural de Sales Oliveira, a entidade promove frequentemente diversos cursos em várias áreas, sempre com a parceira do Senar-SP. Para ela, a gratificação vem ao ver o resultado na pratica, como a horta do José.

“É uma honra ver essa produção toda e ver que ele pode estar promovendo a economia familiar dele”.

Além disso, a horta urbana é orgânica, ou seja, são produtos que contribuem para uma vida saudável. “Está trazendo um produto de boa qualidade para a alimentação do povo Salense e, dessa forma, plantar e colher os frutos. Eu plantei organizando os cursos e agora a gente colhe os frutos, através dessas boas sementeiras”, acrescentou Bonadio.

Notícias Relacionadas:

3 lições que o SENAR-SP dá a jovens empreendedores rurais

3 lições que o SENAR-SP dá a jovens empreendedores rurais

Programa oferece conhecimentos sobre educação socioambiental, convivência profissional e negócios

Sindicato rural de Cruzeiro celebra capacitação de produtores para turismo rural

Sindicato rural de Cruzeiro celebra capacitação de produtores para turismo rural

Caravana no município paulista ofereceu dicas sobre marketing no turismo rural e soluções digitais

Turismo rural: caravana ensina a alcançar visitantes com marketing da propriedade

Segundo consultor do Sebrae-SP, 76% dos turistas consideram importante soluções digitais no turismo rural