Conheça 6 opções de adubo orgânico para sua plantação

O preço dos fertilizantes disparou, então é preciso aprender a usar alternativas mais baratas

Conheça 6 opções de adubo orgânico para sua plantação

Como falamos na última semana – clique aqui para ver o quadro “Pergunta do Produtor” –, os preços dos adubos subiram bastante e podem demorar para voltar a baixar. Por isso, é preciso pensar em outras opções para fertilizar a plantação sem gastar mais do que seu orçamento permite.

Neste post, vamos trazer 6 alternativas de adubo orgânico para sua horta, especialmente para você, agricultor familiar, que tem uma propriedade rural de pequeno porte. Para facilitar, indicaremos aqui somente elementos que você deve ter na fazenda.

Veja a lista abaixo:

  1. Minhocas

As minhocas são essenciais para a formação de um solo com saúde e riqueza de nutrientes. Para aproveitar ao máximo esses animais que são amigos da horta, vale a pena montar um minhocário visando a produção de humus, um fertilizante natural.

  1. Borras de café

Pois é! Pode acreditar. Além de afastar lesmas e caracóis, as borras de café oferecem fósforo, potássio e nitrogênio para sua horta quando colocadas em volta das plantas. Ainda com café, você pode diluir os restos dos grãos para borrifar nas plantas como fertilizante líquido.

  1. Grama

A grama cortada quando você capinar sua propriedade pode ser útil para a plantação! Afinal, a grama é farta em nitrogênio e, quando se decompõe no solo, leva seus nutrientes para a terra.

  1. Casca de ovos

Elas sempre vão para o lixo, mas realmente podem melhorar sua propriedade. Quando lavadas e trituradas em pequenos grãos, as cascas de ovos se tornam um fertilizante importante, farto em cálcio e potássio.

  1. Esterco animal

Dos adubos orgânicos mais populares, o esterco de animais herbívoros (vacas, ovelhas e cavalos) precisa ser misturado e diluído em água por duas semanas sendo exposto ao sol para poder ser aplicado na plantação. Enquanto o estrume pode ser usado para adubar a terra, o líquido gerado por ele serve para borrifar as plantas.

  1. Compostagem

Outro método famoso entre agricultores é o uso de compostagem, que é uma mistura de restos de comida e de palha, grama ou folhas secas, que são substâncias ricas em nitrogênio.

Notícias Relacionadas:

Seguro rural: governo paulista não libera sua participação e preocupa produtores

Seguro rural: governo paulista não libera sua participação e preocupa produtores

Falta de repasse de recursos do governo de São Paulo e início do inverno ameaçam fruticultura em Indaiatuba

Técnica Rural: 3 coisas que você precisa aprender sobre organização comunitária

Técnica Rural: 3 coisas que você precisa aprender sobre organização comunitária

Assista a uma vídeo-aula exclusiva ministrada pelo SENAR-SP

Conheça 3 formas de manter pastagens disponíveis no inverno

Conheça 3 formas de manter pastagens no inverno

Instrutor do SENAR-SP mostra como é possível alimentar a boiada na estação mais fria do ano