Exportação de frutas tem bom desempenho em 2020 apesar da pandemia

Demanda por alimentação saudável e dólar valorizado tornaram produtos brasileiros atrativos no mercado externo

Cesta de frutas variadas

De acordo com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, a pandemia de Covid-19 trouxe poucos impactos negativos às exportações de frutas do Brasil, apesar dos temores iniciais. Assim, em volume, as principais frutas exportadas superaram os envios médios dos últimos cinco anos – e a maioria, inclusive, registra performance superior à observada em 2019, que havia sido considerado um ano positivo.

As exportações foram beneficiadas pela demanda aquecida (devido ao apelo da alimentação saudável) e por problemas em alguns países relacionados à pandemia e a questões produtivas, segundo pesquisadores da revista Hortifruti Brasil, do Cepea.

Além disso, o dólar valorizado frente ao real também favoreceu as exportações, pois torna produtos brasileiros mais atrativos no mercado externo. Conforme o Cepea, a moeda americana elevada permitiu que exportadores baixassem o preço médio (em dólar), sem deixar de ter boa rentabilidade em real, mesmo em períodos pouco usuais de embarques.

Dessa forma, no geral, o Brasil pôde manter sua oferta de frutas, o que estimulou as exportações à União Europeia, que, por sua vez, manteve firme a demanda por frutas e vegetais frescos na pandemia.

Na edição de novembro, a equipe da Hortifruti Brasil analisou os impactos da pandemia sobre as exportações de oito frutas: banana, limões e limas, maçã, mamão, manga, melancia, melão e uva. Juntos, elas correspondem a 75% das exportações brasileiras na parcial de 2020 (janeiro a setembro).

Disponível neste link, a revista ainda oferece um balanço sobre consumo de suco de laranja e de hortaliças processadas, como batata pré-frita congelada e polpa de tomate, que tiveram seu consumo aumentado nos períodos de isolamento.

Notícias Relacionadas:

Semana será marcada por chuvas no sul de São Paulo

Semana terá chuvas no sul de São Paulo

Previsão aponta tempo seco e nublado no centro e norte do estado

3 lições que o SENAR-SP dá a jovens empreendedores rurais

3 lições que o SENAR-SP dá a jovens empreendedores rurais

Programa oferece conhecimentos sobre educação socioambiental, convivência profissional e negócios

Sindicato rural de Cruzeiro celebra capacitação de produtores para turismo rural

Sindicato rural de Cruzeiro celebra capacitação de produtores para turismo rural

Caravana no município paulista ofereceu dicas sobre marketing no turismo rural e soluções digitais