5 dicas para a produção de cachaça orgânica com sustentabilidade

A produção de cachaça orgânica é um dos temas do Dia de Campo Seguro, que acontece hoje em Amparo (SP) com transmissão online

cachaça-orgânica-barril-de-cachaça

Para iniciar a produção de cachaça orgânica, primeiramente, o produtor deverá ter em mãos o certificado de autorização de produção de alimentos orgânicos.

Confira cinco dicas para a produção da pinga artesanal de forma sustentável:

  1. A cana-de-açúcar utilizada na produção de cachaça artesanal deve ser cultivada sem o uso de agrotóxicos ou produtos químicos e colhida sem a queimada das palhas;
  2. Para o controle de pragas, fazer o uso de forma biológica, com predadores naturais, como as vespas cotesia flavipes para combater a broca;
  3. Usar apenas ingredientes orgânicos no processo de produção; por exemplo, as leveduras
  4. A fermentação deve ser feita apenas com o uso de fermentos exclusivamente naturais. Durante a fermentação, também utilizar apenas ingredientes orgânicos, como o suco de limão para corrigir a acidez do mosto.
  5. Evitar o uso de veículos motorizados no corte e no transporte da cana, pois a queima de combustível pode afetar a qualidade da haste. Além disso, causa poluição ao planeta.

Mercado de cachaça orgânica

Como exemplo de outros produtos orgânicos, a bebida está, cada vez mais, caindo no gosto do consumidor, que por sua vez, está mais exigente e faz questão de olhar o rótulo antes de comprar um produto. O mercado de orgânicos ganha espaço nas prateleiras de supermercados e empórios. Empresas que produzem com sustentabilidade se destacam na hora do cliente decidir qual marca levar pra casa.

Confira aqui curiosidades sobre a cachaça artesanal.

Dia de Campo Seguro

A produção de cachaça orgânica é um dos temas do Dia de Campo Seguro, que faz parte do Projeto Família Nação Agro, realizado pelo Canal Rural e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de São Paulo.

Nesta semana, o encontro será em Amparo (SP), mas os produtores podem acompanhar também de forma virtual, possibilitando acessar o conteúdo das palestras de qualquer parte do país. O evento será transmitido ao vivo para que você possa acompanhar e interagir.

É nesta quarta-feira, 23 de julho, às 14H30:
Site: www.nacaoagro.com.br
Instagram: @canalrural
YouTube do Canal Rural

Por fim, veja a programação:

  • Produção de cachaça orgânica / Jairo Martins – engenheiro e especialista em cachaça
  • Perfil do consumidor de orgânicos / Roberto Machado – engenheiro agrônomo

Notícias Relacionadas:

Produtores buscam capacitação para diversificar turismo rural em Ubatuba

Em Dia de Campo Seguro, agricultores revelaram interesse em cursos de profissionalização em artesanato e gastronomia

Vacinação de bovinos e bubalinos contra febre aftosa

Campanha de vacinação contra febre aftosa começa em 1º de novembro

Devem ser vacinados bovinos e bubalinos com idades entre 0 e 24 meses

Parreiras em Itobi são opção de turismo rural

Sebrae-SP dá dicas para produtor arrecadar com turismo rural

Em Itobi (SP), Dia de Campo Seguro mostrou opções de atividades para produtor aumentar a renda de sua propriedade com turismo rural