5 dicas do SENAR-SP para prevenção e combate a incêndios no campo

As queimadas são um grande risco para o produtor rural, especialmente nesta estação de seca

Incêndios no campo

O fogo é capaz de causar prejuízos sobre a área plantada, levar a perda de animais e gerar danos irreparáveis a recursos e equipamentos, especialmente nesta época do ano. Por isso, o SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) disponibiliza uma cartilha com dicas para que o homem do campo aprenda a agir contra queimadas.

Você pode baixar esse material clicando neste link: https://cms20.simplesnologia.biz/Arquivos/PARCEIROS_ANEXOS/Original/020787001_0.pdf

Porém, é importante destacar que as medidas indicadas não substituem a necessidade de se pedir socorro aos serviços de bombeiros, especializados neste tipo de situação.

Abaixo, você confere o que é preciso para evitar a propagação de chamas em situações de emergência:

Identifique a classe do incêndio

No total, existem 4 tipos de queimada:

  • Tipo A: acontece em materiais sólidos inflamáveis, como madeira, borracha, espuma e tecido. Esta classe queima em superfície e profundidade e deixa resíduos.
  • Tipo B: ocorre em líquidos inflamáveis como álcool, gasolina e solventes, consumindo superfícies, mas sem deixar resíduos.
  • Tipo C: provém de materiais energizados ligados diretamente à energia elétrica.
  • Tipo D: é o incêndio gerado de materiais pirofóricos como alumínio, antimônio, magnésio, entre outros. É o mais difícil de combater.

Tenha equipamentos de proteção individual

Além de camisa manga longa, calça comprida e botas longas, tenha à disposição em sua propriedade óculos de proteção, boné ou capacete, luvas de couro e máscara para proteger o rosto.

Conheça os materiais de combate a incêndio

Os elementos terra e água são chamados de agentes extintores. Por isso, procure um abafador, enxada, foice ou bomba costal de água para o combate às chamas.

Construa um aceiro

Aceiro é o espaço aberto na vegetação para impedir a propagação do fogo. É utilizado para proteger residências, galpões, plantações, cercas, matas, entre outros. Sua construção requer a utilização de enxadas ou máquinas como tratores. Estes espaços precisam ter pelo menos 15 metros de largura.

Aprenda métodos de extinção do fogo

Há 3 maneiras de acabar com labaredas, são elas:

  • Abafamento: quando é feita a retirada do comburente (oxigênio) para impedir que o fogo continue a se propagar, pois sem o oxigênio o fogo não existe. O abafo é feito com tampas, abafadores, terra e panos molhados para eliminar o oxigênio.
  • Isolamento: a retirada do material combustível que está no incêndio ou que pode propagar o fogo.
  • Resfriamento: é a retirada do calor, geralmente feita com água. Como resultado, a redução ou o resfriamento total do foco de incêndio acabará com o fogo.

Para mais informações, veja a matéria do Rural Notícias:

Notícias Relacionadas:

4 aplicações da internet 5G no agronegócio

Segundo o governo federal, a conexão 5G deve chegar ao Brasil em 2022

Confira 4 dicas para otimizar a colheita do milho

Com a abertura da colheita do milho, é necessário realizar bem esse processo para não sofrer com excessivas perdas

Conheça 4 doenças que mais atingem suínos

Conheça 4 doenças que mais atingem suínos

Em São Paulo, o mercado de suínos está aquecido e com preços vantajosos ao produtor