Tempo seco provoca queimadas no interior de São Paulo

No noroeste paulista se registra um período de estiagem maior do que a média histórica

Chamas laranjas sobre pedaço de tronco marrom

As queimadas têm sido um problema para o produtor rural. No noroeste paulista se registra um período de estiagem maior do que a média histórica.

De acordo com o Canal do Clima, da UNESP (Universidade Estadual Paulista) de Ilha Solteira, não chove mais do que 10mm em alguns municípios há mais de 140 dias.

Assim sendo, como resultado destas condições climáticas, o homem do campo sofre com a ameaça de incêndios e queimadas.

Na área rural de General Salgado, o fogo destruiu aproximadamente 150 hectares, queimando canaviais e áreas de preservação ambiental em quatro propriedades.

“O fogo desceu de uma propriedade, atingiu uma APP [Área de Preservação Ambiental], chegou a outra propriedade, subiu para uma próxima APP, e depois seguiu para o terceiro e quarto vizinhos”, relata José Ventura, presidente do sindicato rural de General Salgado, que presenciou a queimada.

O corpo de bombeiros e produtores da região ajudaram a conter o incêndio, mas, mesmo assim, não foi possível evitar o prejuízo.

“Os vizinhos estavam com niveladoras, caminhão-pipa. Não foi por falta de socorro. Fizemos tudo que foi possível. Está muito seco”, diz Ventura.

Medidas legais em caso de queimadas

Segundo advogado Rodrigo Benedini, em casos de fogo que atinge imóveis vizinhos, é importante que o produtor procure a documentação para auxiliá-lo com órgãos ambientais.

“O fogo só vai causar prejuízo ao produtor e aos seus vizinhos. Neste caso, não era do interesse dele, em hipótese alguma, ter o fogo no imóvel dele”, explicou Benedini.

Por conta, em situações como esta, o consultor jurídico dos sindicatos rurais da Alta Paulista afirma que é preciso fazer o máximo possível para reunir provas de que o fogo não foi intencional.

O Dia de Campo Seguro flagrou a ocorrência e seguirá acompanhando o dia a dia do agricultor de São Paulo.

Caravana Família Nação Agro é um projeto do SENAR-SP, que tem como objetivo capacitar, promover e incentivar produtores rurais do estado.

Veja mais no Rural Notícias:

Notícias Relacionadas:

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola

FAESP comenta alta nos custos da produção de leite

Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia

São Paulo deve receber 50 milímetros de chuva no próximo fim de semana

Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana

Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo