Doma de equinos é exercício de paciência, disciplina, empenho e encantamento

Em Dia de Campo Seguro, médico veterinário Paulo Gil disse que é preciso estudar os animais e conhecer como se comunicam

Por Henrique Oliveira

Nuporanga recebeu o Dia de Campo Seguro e os produtores rurais do município conheceram um pouco mais sobre bem-estar animal na doma racional em palestra ministrada pelo veterinário Paulo Cesar Nunes Gil.

Entre outros aspectos, o Dr. Paulo Gil abordou como se deve ter respeito pelos animais, motivo principal do seu bem-estar. “Antigamente – e em alguns lugares até hoje –, os cavalos eram tratados de maneira errada. A doma era feita como em espetáculos circenses. Isso não funciona. Os cavalos são indivíduos e têm medo de como os seres humanos os tratam. Por isso, a doma é um exercício de paciência, disciplina, empenho e até encantamento. É preciso estudar os animais, conhecer como se comunicam com a natureza. Eles são seres individuais e excepcionais”.

O Coordenador de Cursos do SENAR em Nuporanga, Tiago Stabile, falou sobre a importância dos cursos voltados para a disseminação de conhecimentos aos produtores rurais. “Temos diversos cursos gratuitos para os produtores rurais. Todos com certificação válida em território nacional e que estão acontecendo seguindo todas as normas de segurança observadas pelos órgãos de saúde. Quem deseja participar deve procurar o SENAR e se inscrever”.

Abaixo, assista à palestra de Paulo Gil sobre doma racional:

O Projeto Família Nação Agro é uma iniciativa do Sistema FAESP/SENAR-SP para capacitar, promover e incentivar o produtor rural do estado de São Paulo.

Por Texto Assessoria

Categorias:

Leia também