Cresce demanda por diversidade no comércio de orgânicos

Marcelo Rondon Bezerra, instrutor do Sebrae, dá dicas sobre o cenário para comércio interno de orgânicos e sua demanda para exportação

Por Henrique Oliveira
Gôndola marrom cheia de maçãs vermelhas com paisagem duas árvores de copa verde ao fundo

Segundo pesquisa da ONG Organis, em 2019, cerca de 19% das famílias brasileiras consumiram produtos orgânicos a cada 30 dias.

Em 2017, o mesmo estudo registrava que 15% das casas do país incluíam orgânicos em sua dieta mensal. Ou seja, houve um aumento notável.

É o que aponta Marcelo Rondon Bezerra, instrutor do Sebrae, em palestra no Dia de Campo Seguro, na Caravana Família Nação Agro, que aconteceu nesta terça-feira, 08, em Lins (SP).

A Caravana Família Nação Agro é um projeto do Senar São Paulo, que tem como objetivo capacitar produtores rurais do estado.

Crescimento e desafios no consumo interno

De acordo com balanço da Organis, o setor de produtos orgânicos faturou R$ 4,6 bilhões no Brasil ao longo do ano passado.

Porém, mesmo com tamanha evolução deste segmento, o consumidor relata problemas para encontrar estes produtos. Ao todo, 47% se queixam da dificuldade para encontrar orgânicos.

Em compensação, 39% dos entrevistados demonstram interesse em consumir mais orgânicos em um espaço de 6 meses.

Para facilitar na oferta de produtos, Bezerra indica parcerias entre produtores e o uso de delivery e vendas online para o agricultor que deseja vender ao consumidor final.

Pensando em quem produz para negociar com mercados e órgãos governamentais, o especialista orienta que procure por uma Organização de Controle Social (OCS).

Cenário para exportação de orgânicos

A apresentação do consultor do Sebrae ainda revelou que os Estados Unidos, Alemanha, França e, recentemente, a China se tornaram os principais destinos dos orgânicos brasileiros.

Outros dos interessados nos produtos daqui são Rússia, Coreia do Sul, Japão, Itália, Reino Unido e Dinamarca.

Na lista de produtos mais procurados estão mel, frutas, verduras e legumes, grãos, café, açúcar, castanha de caju, carnes, laticínios e têxtil.

Logo abaixo, você pode assistir ao Dia de Campo Seguro com as palestras completas:

Categorias:

Tags:

Leia também