Confira 6 dicas para melhorar a gestão do apiário

Instrutor do SENAR-SP, Nivaldo Bertelli mostrou como aumentar produção e organizar despesas

Por Henrique Oliveira
Apicultura: 6 dicas para aumentar a capacidade de produção

A comitiva do projeto Família Nação Agro chegou nesta sexta, 5, ao município de Bragança Paulista para a transmissão de palestras sobre turismo rural e gestão do apiário. Opção para geração de renda extra aos produtores rurais (assim como a recepção de visitantes), a apicultura tem sido uma atividade atrativa ao homem do campo.

Por isso, no programa transmitido pelo YouTube do Canal Rural, o instrutor do SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo) Nivaldo Bertelli deu dicas ao público, que retornou presencialmente seguindo os protocolos de saúde, para melhorar os resultados, organizar as atividades e evitar despesas desnecessárias.

Abaixo, você confere 6 medidas que irão fazer o apiário render mais:

Técnicas de manejo e processos de produção: o especialista garante que a troca da abelha-rainha, suplementação alimentar e práticas de higiene são essenciais para potencializar o apiário.

Ações coletivas: reunir produtores vizinhos em associações e cooperativas, campanhas de marketing integrado e parcerias com outras entidades ajudam a fortalecer o mercado apicultor de sua região.

Registros: fazer inventário, arquivar receitas, despesas, investimentos e financiamentos são práticas que possibilitam ao produtor entender e acompanhar seus resultados.

Tempo de produção: é importante medir o tempo levado para gerar produtos, visando identificar formas de agilizar a produção e cortar gargalos.

Sazonalidade: outra necessidade é que o produtor esteja ciente sobre os períodos de maior e menor produção devido à questões como clima e o comportamento dos animais.

Trabalho disperso: veja se o esforço (tempo e distância percorrida) empregado nessa atividade está trazendo retorno para sua propriedade, porque somente com resultados valerá a pena.

Categorias:

Leia também