Cachaça ou aguardente? Conheça a diferença entre cada bebida

Dúvida foi esclarecida durante Caravana do SENAR-SP realizada em Santa Rita do Passa Quatro

Por Henrique Oliveira
Cachaça ou aguardente? Conheça a diferença entre cada bebida

É comum se confundir entre o que é cachaça e aguardente. Porém, cada bebida deve ser produzida de forma específica, seguindo condições e características estabelecidas pela legislação brasileira. E o assunto foi tema de uma palestra na Caravana Família Nação Agro desta sexta-feira, 15, no município paulista de Santa Rita do Passa Quatro.

Instrutor do SENAR SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo), Ricardo Coelho subiu ao palco para contar sobre as origens da cachaça, bebida nacional regulamentada em 2009, e seu papel para impulsionar o turismo rural no estado. O especialista também mostrou qual a estrutura necessária para a produção.

Abaixo, você confere a diferença entre cachaça e aguardente:

Cachaça: é a denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38% a 48% (v/v) a 20º C, obtida pela destilação do mosto fermentado de cana-de-açúcar com características sensoriais peculiares, podendo ser adicionada de açúcares até 6 g/l, expresso em sacarose. A cachaça poderá ser: branca, envelhecida (1 ano), premium (2 anos) e extra premium (mais de 3 anos).

Aguardente: é a bebida com graduação alcoólica de 38º a 54% (v/v) a 20º, obtida de destilado alcoólico simples de cana-de-açúcar ou pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar, podendo ser adicionada de açúcares até 6 g/l, expressos em sacarose. A aguardente poderá ser: branca, envelhecida (1 ano), premium (2 anos), extra premium (mais de 3 anos).

Veja a palestra completa no vídeo abaixo:

Categorias:

Leia também