Energia solar: tudo o que você precisa saber antes de investir nesta tecnologia

Instalação de painéis fotovoltaicos pode ajudar a aumentar produtividade e reduzir custos em propriedade rural

Por Henrique Oliveira
Painel de energia solar

No meio rural, os custos com energia elétrica são altas, devido a todos os equipamentos necessários para se fazer uma propriedade agrícola funcionar com bom nível de produtividade, segurança aos trabalhadores e conforto aos animais ou na manutenção plantações. Dessa maneira, uma das alternativas mais relevantes para se diminuir custos é o investimento energia solar, que utiliza os raios solares para abastecer instalações elétricas.

Além de tornar a propriedade sustentável, o recurso pode render ainda diversos outros benefícios ao produtor rural. Abaixo, vamos listar algumas das principais vantagens:

Energia solar reduz a conta

Por se basear em uma fonte gratuita e inesgotável, a energia fotovoltaica tem enorme impacto na conta de luz, muitas vezes reduzindo até 95% das despesas. Aliás, a tecnologia pode enviar a energia excedente a outras unidades consumidoras e garantir descontos ainda mais expressivos ao produtor.

A Resolução Normativa 482/2015 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) oferece este benefício.

Valorização do imóvel

Limpo e seguro, este modelo energético ajuda a diminuir o aquecimento global, bem como a poluição atmosférica, algo que, no mercado, é muito bem visto.

Energia solar tem financiamento facilitado

Além disso, a legislação do Brasil tem favorecido a instalação de painéis fotovoltaicos, disponibilizando recursos para que mais propriedades busquem esta opção sustentável de energia.

Durabilidade

Depois de instalados, os módulos fotovoltaicos têm garantia de performance de 25 anos, requisitando baixíssimos investimentos com manutenção.

Limpezas periódicas nos painéis para remoção de sujeira e detritos ajudam a manter o bom funcionamento.

Por fim, siga a gente no Instagram para conferir dicas exclusivas sobre agricultura familiar!

Categorias:

Leia também