Programa Novo Olhar leva desenvolvimento sustentável para Pindamonhangaba

Ação do SENAR-SP incentiva produtor a se reunir em grupos para buscar aprimoramento e melhor uso de recursos

Programa Novo Olhar leva desenvolvimento sustentável para Pindamonhangaba

Estimular habilidades e atitudes de pessoas e grupos para a organização comunitária como instrumento do desenvolvimento rural sustentável é o objetivo do Programa Novo Olhar, realizado pelo SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo).

O programa foi criado para atender as demandas das bases sindicais, dos instrutores e do público do meio rural, bem como melhorar as condições humanas, sociais, ambientais e econômicas das pessoas ligadas ao agronegócio quanto às exigências de mercado, de certificação de produtos, de vendas ao governo e de programas sociais que exijam o público organizado para ser beneficiado.

Com adesão por todo o estado de São Paulo, a iniciativa voltada para organização comunitária rural foi conduzida recentemente em Pindamonhangaba, no Restaurante Alecrim, por meio de uma parceria entre o sindicato rural do município e o SENAR-SP.

Participantes Satisfeitos

Em Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, a turma de 10 participantes reuniu moradores e proprietários ligados ao turismo rural, respeitando os protocolos sanitários por conta da Covid-19.

O programa apresenta 6 módulos divididos em teoria e prática, no qual os participantes puderam desenvolver habilidades para a organização comunitária com foco no desenvolvimento rural sustentável, partindo do indivíduo, alcançando grupos, comunidades e o meio em que vivem.

“O programa foi elaborado para dar condições aos participantes de se conhecerem melhor enquanto cidadãos e identificarem oportunidades na comunidade onde vivem para gerar um desenvolvimento sustentável. Isso certamente trará resultados positivos a todos”, comentou a instrutora Elisângela Cristina Cendretti Bernardes de Souza. Ela diz que o programa pode auxiliar a criação de políticas públicas que atendam o bairro de forma mais assertiva.

Para a aluna Patrícia Kazue Hiraki, o programa está sendo um aprendizado. “Estamos realmente tendo um novo olhar para a nossa comunidade, com levantamento de pontos fortes e fracos, levantando diagnósticos e tentando, juntos, encontrar soluções para os problemas”, afirmou.

Em São Paulo, o Programa Novo Olhar tem mudado a realidade de comunidades, por meio de um desenvolvimento mais sustentável. “Esperamos que o programa em ‘Pinda’ leve uma nova realidade para os moradores que estão participando e que possam se desenvolver com melhores condições e novas oportunidades”, concluiu João Bosco Andrade Pereira, presidente do sindicato rural.

Fonte: SENAR-SP

Notícias Relacionadas:

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola

FAESP comenta alta nos custos da produção de leite

Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia

São Paulo deve receber 50 milímetros de chuva no próximo fim de semana

Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana

Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo