Cursos do SENAR-SP promovem melhora na qualidade da produção de leite e derivados

O Curso de Processamento Artesanal de Leite e o "ProLeite" auxiliam o produtor no aumento da produção, renda e diminuição de custos

Cursos do SENAR-SP promovem melhora na qualidade da produção de leite e derivados

Eficiência e produtividade são alguns fatores responsáveis para garantir o sucesso da propriedade rural. Na bovinocultura de leite não é diferente e, dessa forma, o SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo) oferece cursos e programas que auxiliam o produtor a aumentar sua produção, mantendo a sanidade do rebanho e diminuindo os custos na propriedade, bem como aproveitando o excedente do leite para o processamento artesanal de derivados, com ênfase na educação alimentar.

Um deles, o Programa ProLeite traz uma oportunidade de o produtor rural se capacitar no Manejo Intensivo de Produção Leiteira, baseando-se nos princípios de viabilidade de produção de leite intensivo a pasto para as pequenas propriedades. Esse programa contém 16 módulos, nos quais os participantes aprendem sobre planejamento e gerenciamento da propriedade leiteira, formação, manejo e aproveitamento da cana-de-açúcar na alimentação, montagem do sistema intensivo de pastagem (cerca elétrica e irrigação), pastagem de inverno, formação e manejo de pastagem, qualidade do leite e toda parte relacionada à sanidade e manejo dos animais.

Já o curso de Processamento Artesanal de Leite visa capacitar o produtor para melhorar a qualidade dos derivados de leite, abrangendo técnicas de processamento, conservação e armazenamento de alimentos, mantendo suas propriedades nutricionais. No meio rural, o processamento artesanal de alimentos para uso doméstico faz parte do cotidiano das pessoas, valorizando a cultura, hábitos alimentares e possibilitando qualidade de vida.

No Sindicato Rural de Inúbia Paulista

Por meio de uma parceria do SENAR-SP com o sindicato rural de Inúbia Paulista, o curso de Processamento Artesanal de Leite tem sido realizado em um assentamento em Martinópolis, no qual 80% das propriedades são leiteiras e todos os participantes fizeram o Programa ProLeite.

“Esse curso é fundamental por auxiliar no orçamento familiar à medida que o produtor deixa de comprar os derivados e produz de forma caseira para consumo familiar, além de capacitar seus participantes para a melhora na qualidade dos produtos derivados de leite para a comunidade do Assentamento”, conta Crystian Martins Dias, coordenador do SENAR-SP no sindicato de Inúbia Paulista.

Ainda, de acordo com o coordenador do sindicato, através da nutricionista Marta Regina Matta Cardoso, instrutora capacitada no caráter educativo e preventivo, “É muito gratificante perceber a importância de um novo aprendizado no aproveitamento do excedente da produção rural e a alegria dos participantes com os aprendizados do SENAR-SP por meio dessa grande profissional”.

“Os participantes têm um acréscimo no conhecimento já obtido com o ProLeite, como a educação alimentar, o aproveitamento do excedente da produção rural e a valorização da cultura local, com informações básicas sobre nutrição e saúde, desde a aquisição da matéria prima até o consumo”, afirma Dias.

Com eficiência e produtividade, o SENAR- SP ajuda os produtores a garantirem o sucesso de sua produtividade, ensinando a preparar os derivados de leite adequadamente com qualidade e higiene, além de levar tantos conhecimentos práticos, técnicos e a oportunidade de economizar a partir do momento em que são produzidos derivados de forma caseira para consumo familiar.

Fonte: SENAR-SP

Notícias Relacionadas:

4 aplicações da internet 5G no agronegócio

Segundo o governo federal, a conexão 5G deve chegar ao Brasil em 2022

Confira 4 dicas para otimizar a colheita do milho

Com a abertura da colheita do milho, é necessário realizar bem esse processo para não sofrer com excessivas perdas

Conheça 4 doenças que mais atingem suínos

Conheça 4 doenças que mais atingem suínos

Em São Paulo, o mercado de suínos está aquecido e com preços vantajosos ao produtor