Em Araçatuba, curso do SENAR-SP ensina jardinagem a produtores

Programa gera oportunidades de trabalho ao ensinar técnicas de instalação do jardim com flores e plantas ornamentais

Em Araçatuba, curso do SENAR-SP ensina jardinagem a produtores

O SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo) possui grande variedade de programas com o intuito de formar, orientar e capacitar produtores e trabalhadores rurais em diversas atividades no campo. Com essa proposta, há o Curso de Jardineiro – Implantação do Jardim, que ensina os participantes a fazer a instalação do jardim com flores e plantas ornamentais de forma eficiente.

Em Araçatuba (SP), 15 produtores rurais estão participando do curso de Implantação de Jardim. A ação é realizada na Associação dos Produtores Rurais da Divisa e é desenvolvida através do SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste), com apoio da prefeitura do município.

De acordo com a instrutora Renata Sampaio Bassi, a carga de 32 horas/aula abrange treinamento do jardineiro para o mercado, com ensinamentos relativos à identificação das plantas, plantio e adubação. “Aqui o aluno aprende os principais conceitos da jardinagem. O curso foi uma solicitação dos produtores rurais, sendo que ainda haverá mais um módulo até o final do ano”, diz Bassi. No outro curso, Condução, Manutenção e Reforma do Jardim, os temas abordados serão: podas, formação e propagação das mudas, tutoramento, limpeza, irrigação, entre outros assuntos.

Além de proporcionar beleza para a paisagem, a jardinagem equilibra o ecossistema ao oferecer alimento para abelhas e pássaros e contribui para infiltração de água no solo. E, segundo a instrutora, tudo começa com o aprendizado básico, com a atividade podendo virar profissão pela falta de jardineiros capacitados na zona rural.

Por conta da pandemia de Covid-19, todos os protocolos sanitários para evitar a disseminação do vírus estão sendo seguidos, como o uso de máscaras, álcool em gel à disposição, materiais de estudo desinfetados, e distanciamento social. Os participantes recebem gratuitamente o material didático e os certificados de conclusão ao final das ações.

Fonte: SENAR-SP

Notícias Relacionadas:

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola

FAESP comenta alta nos custos da produção de leite

Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia

São Paulo deve receber 50 milímetros de chuva no próximo fim de semana

Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana

Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo