Conheça 3 benefícios oferecidos pela doma racional

A técnica se diferencia pelo uso da não-violência, que resulta em bem-estar animal

Conheça 3 benefícios oferecidos pela doma racional

O SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo) tem diversos programas que visam capacitar, informar e, consequentemente, aumentar as chances de o produtor rural entrar no mercado de trabalho. Entre as opções, está o projeto de Doma Racional.

Nos últimos meses, o curso de Doma Racional foi realizado em Pindamonhangaba (SP), por meio do sindicato rural do município junto ao SENAR-SP. O respeito pelo animal é o principal objetivo do programa de doma, que aconteceu na Fazenda São José do Tanque.

Bem-estar

O que diferencia a doma racional dos outros processos de doma é o uso da não-violência, então, mediante ao conhecimento comportamental, natureza e psicologia do cavalo, os produtores usam todos esses quesitos para que a doma possa ocorrer sem a necessidade de violência.

Respeito ao animal

Durante as aulas, os alunos vão aprendendo a lidar com os animais passo a passo. “No primeiro dia, temos aulas mais teóricas e, a partir do segundo dia, começamos com o trabalho prático, tendo os primeiros contatos, tirando as cócegas do animal, fazendo o cabresteamento, a monta e finalizando com o aprimoramento dos comandos. Tudo isso respeitando o tempo do animal”, explica o instrutor Kleber Brandão de Godoy.

Medicina preventiva

Segundo Godoy, as técnicas visam o bem-estar animal e utilizam medicina preventiva, cuidando da saúde dos cavalos. “Essa é a principal diferença da doma tradicional, em que o instinto do animal não era respeitado. Na doma racional, existe uma leitura do animal, um entendimento de como ele se comunica”, afirma.

Fonte: SENAR-SP

Notícias Relacionadas:

4 aplicações da internet 5G no agronegócio

Segundo o governo federal, a conexão 5G deve chegar ao Brasil em 2022

Confira 4 dicas para otimizar a colheita do milho

Com a abertura da colheita do milho, é necessário realizar bem esse processo para não sofrer com excessivas perdas

Conheça 4 doenças que mais atingem suínos

Conheça 4 doenças que mais atingem suínos

Em São Paulo, o mercado de suínos está aquecido e com preços vantajosos ao produtor