Curso do SENAR-SP ensina a fazer produtos de limpeza e higiene de forma artesanal

Além de trazer economia para o orçamento das famílias, programa ajuda no combate ao coronavírus

Curso do SENAR-SP ensina a fazer produtos de limpeza e higiene de forma artesanal

O curso de Processamento Artesanal de Produtos de Higiene e Limpeza, do SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo), mostra-se de grande importância e ajuda para as famílias nas zonas rurais durante a pandemia de Covid-19, que já dura mais de um ano.

Essa atividade tem como objetivo confeccionar produtos de higiene e limpeza de forma artesanal para uso doméstico e na propriedade rural. De todas as atividades da linha de ação Artesanato, essa é a única que não é voltada para a comercialização, visando com que as pessoas obtenham uma economia indireta por meio da produção de produtos de higiene e limpeza, dessa forma deixando de comprá-los em supermercados.

O programa aborda temas como o local, preparo e manuseio das matérias-primas e execução das técnicas, tratando dos cuidados necessários para evitar acidentes, além de informar sobre os aspectos de preservação do meio ambiente e assuntos que possam interferir na melhoria da qualidade dos produtos.

Em Pardinho

No meio rural, a atividade artesanal faz parte do cotidiano das pessoas. A atividade de Processamento Artesanal de Produtos de Higiene e Limpeza tem como matéria-prima, principalmente, o sebo e o óleo de cozinha, muito comuns de se encontrar no meio rural e que podem ser aproveitados para a confecção de produtos de higiene e limpeza.

O sindicato rural de Pardinho (SP), em parceria com o SENAR-SP, realizou o curso, que foi bem recebido pelos participantes. De acordo com Luciane Correia, coordenadora do sindicato, “essa atividade permite a diminuição dos custos da propriedade, pois esses produtos tiveram significativo aumento de preço durante a pandemia”.

Narcisa Aparecida Ferrari, produtora rural que participou das atividades, relata que desde que fez o curso não comprou mais amaciante de roupas e sabão líquido para roupas. “O curso foi muito bom e aproveitável nesse tempo de pandemia. Foi como terapia e muito lucrativo também… fazemos muita economia, pois são produtos que usamos diariamente”, contou.

Para saber sobre a disponibilidade do curso, consulte o sindicato rural de sua região ou procure em nossa página de “Cursos”.

Fonte: SENAR-SP

Notícias Relacionadas:

Grãos de café marrons vistos de cima

Café: conheça o melhor e o pior tipo de fermentação

Dúvida foi esclarecida por instrutor do SENAR-SP com exclusividade ao quadro Pergunta do Produtor

São Paulo: chuvas devem voltar no final da semana

Semana terá chuva intensa espalhada por São Paulo

De acordo com o Cemaden, passagem de frente fria trará precipitações para o estado paulista

copo de leite de búfala

Preço do leite na Alta Noroeste registra queda de R$ 0,23 por litro

Margens apertadas preocupam produtores de leite