3 lições que o SENAR-SP dá a jovens empreendedores rurais

Programa oferece conhecimentos sobre educação socioambiental, convivência profissional e negócios

3 lições que o SENAR-SP dá a jovens empreendedores rurais

Voltado a jovens aprendizes de 14 a 17 anos, o Programa Jovem Agricultor do Futuro, do SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo), tem como objetivo o desenvolvimento das competências de empreendedorismo, bem como promover a educação socioambiental e incentivar a prática de convivências visando à educação profissional básica necessária para o mercado de trabalho.

Nos últimos 15 anos, o SENAR-SP formou 36 mil jovens agricultores do futuro em todo o país, capacitando e atingindo altos índices de empregabilidade desse público. Para tanto, o programa trabalha com 3 lições importantes para o sucesso da juventude, que são:

Responsabilidades

O curso abrange gestão de propriedade rural, ética, respeito ao próximo, direitos e deveres, que são aspectos importantes para o trabalho e relacionamento com pessoas. Além disso, o cuidado com o meio ambiente também é uma responsabilidade e, por isso, os estudantes aprendem sobre técnicas de preparação do solo, controle de pragas e manejo orgânico.

Da teoria à prática

“No curso dividido em teoria e prática, os alunos aprendem muitas atividades interessantes. Aqui, eles aprendem a fazer um canteiro de flores e cada um tem a responsabilidade de cuidar da sua planta até o final do curso”, ressaltou Ruan Calderaro de Oliveira, engenheiro agrônomo e instrutor, que ministrou aulas para o programa realizado em Pindamonhangaba, município paulista.

Situações reais

Por fim, o Programa Jovem Agricultor do Futuro é organizado simulando situações da vida real, estimulando o aluno a lidar com problemas e desafios, tanto pessoais quanto profissionais. “Tenho certeza de que vai me acrescentar muito não apenas na escola, mas na vida”, disse Kevin Natan Duarte, que participou do curso no Vale do Paraíba.

Para saber sobre a disponibilidade do curso, consulte o sindicato rural de sua região ou procure em nossa página de “Cursos”.

Fonte: SENAR-SP

Notícias Relacionadas:

4 aplicações da internet 5G no agronegócio

Segundo o governo federal, a conexão 5G deve chegar ao Brasil em 2022

Confira 4 dicas para otimizar a colheita do milho

Com a abertura da colheita do milho, é necessário realizar bem esse processo para não sofrer com excessivas perdas

Conheça 4 doenças que mais atingem suínos

Conheça 4 doenças que mais atingem suínos

Em São Paulo, o mercado de suínos está aquecido e com preços vantajosos ao produtor