Sistema FAESP/SENAR-SP faz testagem para Covid-19 em 300 mil produtores rurais

A iniciativa conta com o apoio da Fio Cruz, além de sindicatos rurais, universidades e demais entidades do estado

Sistema FAESP/SENAR-SP faz testagem para Covid-19 em 300 mil produtores rurais

O Sistema FAESP/SENAR-SP iniciou nesta semana o “Programa Semear da Esperança”, que tem como objetivo fazer a testagem de 300 mil produtores e trabalhadores rurais paulistas. A ação está sendo desenvolvida em parceria com sindicatos rurais, universidades e demais entidades do estado, com apoio da Fio Cruz.

“O agro nunca parou, mesmo no começo da pandemia de Covid-19 em 2020″, diz Fábio Meirelles, presidente do Sistema FAESP/SENAR-SP. “Agora, nessa nova onda que está atingindo o Brasil, é fundamental monitorarmos a situação, de forma que o homem do campo continue suas atividades, garantindo o abastecimento e a alimentação da população”, completa.

Além da identificação de possíveis pessoas contaminadas pela doença, o objetivo da testagem também é mapear a situação da Covid-19 no meio rural. Para tanto, está sendo aplicado testes do tipo IGG/IGM.

A testagem está sendo dividida em duas fases. Na primeira, estão participando 15 sindicatos pilotos: Avaré, Barra Bonita, Caconde, Franca, Itu, Itapetininga, Ourinhos, São José do Rio Preto, Bananal, Sertãozinho, Jales, Miracatu, Bragança Paulista e Guaíra, totalizando 123 mil testes. Para a segunda fase, que ainda não tem data de início, participarão os sindicatos rurais interessados, que se inscreverem no Programa.

“No começo da pandemia, ainda no ano passado, apoiamos a produção de 3,5 milhões de máscara para os produtores rurais, além de oferecermos informações para que os trabalhadores do campo pudessem desempenhar suas atividades de forma segura”, destaca Tirso Meirelles, vice-presidente do Sistema FAESP/SENAR-SP.

Notícias Relacionadas:

Tudo que você precisa saber para fazer o Cadastro Ambiental Rural

Tudo que você precisa saber para fazer o Cadastro Ambiental Rural

Registro é obrigatório aos imóveis rurais, assentamentos de reforma agrária e áreas de povos indígenas

Clima e fungo prejudicam produção de caqui em Mogi das Cruzes

Clima e fungo prejudicam produção de caqui em Mogi das Cruzes

Segundo a secretaria de Agricultura do município, seus 916 hectares irão produzir 36 mil toneladas do fruto, 10% a menos que a

Conheça as melhores raças de bovinos para produção de leite no Brasil

Conheça as 5 melhores raças de bovinos para produção de leite no Brasil

Na bovinocultura de leite, o homem do campo precisa extrair o máximo de seu rebanho com números cada vez mais reduzidos de