Termo de adesão garante repasse de recursos ao Programa de Aquisição de Alimentos em São Paulo

Serão adquiridas 17,9 mil toneladas de alimentos, visando beneficiar mais de 5,6 mil agricultores e 130 organizações produtivas

Termo de adesão garante repasse de recursos ao Programa de Aquisição de Alimentos em São Paulo

A Superintendência Federal de Agricultura no Estado de São Paulo (SFA/SP) sediou na segunda-feira, 30, a celebração do termo de adesão para repasse de mais R$ 3,5 milhões ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no estado de São Paulo, totalizando o recurso de R$ 35,8 milhões entregues em 2020.

Estruturado em duas grandes frentes – fortalecimento da agricultura familiar, por meio do apoio à comercialização de seus produtos, e promoção do acesso à alimentação para cidadãos em condições de insegurança alimentar –, serão adquiridas 17.900 toneladas de alimentos, visando beneficiar mais de 5,6 mil agricultores e 130 organizações produtivas, como associações e cooperativas. Ao todo, são 170 munícipios que executam o PAA no estado de São Paulo.

“O PAA faz uma ponte indispensável, solidária, entre o pequeno agricultor e aquelas famílias vulneráveis, que precisam de alimento. Uma produção de qualidade vai chegar à mesa dessas pessoas, que precisam de reforço nutricional, crianças que estão em orfanatos, idosos”, destacou o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, após a assinatura do termo.

A superintendente federal de Agricultura de São Paulo, Andréa Figueiredo Procópio de Moura, relembrou outras frentes de ações coordenadas pela ministra Tereza Cristina e pelo secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Fernando Schwanke, também voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar, para a melhoria das condições de vida no campo e para a garantia da manutenção do abastecimento de alimentos. Como alguns dos exemplos, citou o maior volume de recursos destinados no Plano Safra para a agricultura familiar, as melhorias nas condições de acesso ao crédito e seguro rural, o programa de construção e reforma de moradia rural e o programa de residência profissional agrícola.

À direita, Andréa Figueiredo Procópio de Moura representou o Mapa no evento que celebrou o repasse de recurso ao PAA. (Foto: Ronaldo Caldas/ Ministério da Cidadania)

“É indispensável a articulação entre as esferas federal, estadual e municipal e todo o conjunto de parcerias no setor. São essas parcerias e ações, como a que nos reúne hoje, que levam ao aperfeiçoamento do programa em suas diferentes modalidades, sua consolidação e ampliação”, complementou Moura, reiterando o compromisso da SFA/SP e do Mapa no apoio às ações de fortalecimento das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional.

Por Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)

Notícias Relacionadas:

Saiba como conseguir qualidade em cafés naturais

Saiba como conseguir qualidade em cafés naturais

Com a safra castigada pela estiagem do ano anterior, agricultor precisa extrair produtos de alto nível para melhorar renda

Turismo rural: assista ao novo episódio do Técnica Rural

Turismo no campo: assista ao novo episódio do Técnica Rural

Primeiras aulas do programa são ministradas por Cíntia Tomie Suguino, instrutora do SENAR-SP

Em novo formato, Técnica Rural volta à programação neste domingo

Em novo formato, Técnica Rural volta à programação neste domingo

Com exibição às 6h30, o programa será dividido em 4 videoaulas sobre temas relevantes para produtor rural, sua família e propriedade