SENAR-SP: curso de artesanato com folhas gera oportunidades a produtores

Além de trazer uma nova fonte de renda para o meio rural, programa de ensino proporciona o resgate cultural às regiões

SENAR-SP: curso de artesanato com folhas gera oportunidades a produtores

Em Santa Fé do Sul (SP), o SENAR-SP realizou o curso “Artesanato com folhas, galhos, cascas e grãos de café – Decorativos” no sindicato rural do município, visando ensinar seus alunos a confeccionar objetos utilizando técnicas de esqueletização, colagem, montagem, revestimento e mosaico.

O curso aconteceu num espaço destinado para o comércio de artesanato rural, onde cerca de 25 pessoas que já fizeram os cursos do SENAR-SP comercializam suas peças.

“O curso foi extremamente importante porque proporcionou aos participantes e aos artesãos do município um novo tipo de artesanato para ser comercializado. São peças carregadas de valor cultural da região que, além da beleza, representam valor histórico. São artefatos diferenciados que vão contribuir para aumento na renda dessas pessoas”, diz Emerson Ronaldo Assi, coordenador do SENAR-SP no sindicato rural de Santa Fé do Sul.

De acordo com Assi, “o curso foi muito bem aceito e os participantes ficaram entusiasmados para produzirem as peças e venderem naquele espaço”, conhecido como “Espaço do Artesão”.

“Foi muito importante para nós esse curso de artesanato com folhas, galhos, cascas e grãos de café decorativos. Trabalhando nele, nós aprendemos como escolher, conservar e armazenar os grãos, galhos e cascas. As técnicas que desenvolvemos: as misturas, os produtos, a espera, a consistência, a secagem… são técnicas simples, mas que podem ser utilizadas em vários outros materiais que temos com abundância no cotidiano da zona rural”, relata Laís Lacerda, artesã e uma das participantes do curso.

“A realização do Curso de Artesanato com folhas, galhos, cascas e grãos de café representa o resgate da tradição cultural da região, que já foi uma das principais produtoras de café no estado”, garante Emerson.

Para saber sobre a disponibilidade do curso, consulte o sindicato rural de seu município.

Notícias Relacionadas:

Curso de bordado do SENAR-SP atrai novos associados a sindicatos rurais

Curso de bordado do SENAR-SP atrai novos associados a sindicatos rurais

Disponível em todo o estado de São Paulo, curso propicia geração de renda e resgate cultural através da arte

Lavoura de algodão continua competitiva em algumas regiões de São Paulo

Lavoura de algodão continua competitiva em diversas regiões de São Paulo

Cultura ocupa cerca de 1,3 milhão de hectares em todo o Brasil

Curso de lã de ovelhas do SENAR-SP gera renda extra a produtoras rurais

Curso de lã de ovelhas do SENAR-SP gera renda extra a produtoras rurais

O curso abrange aspectos históricos da atividade, beneficiamento da matéria-prima e confecção de artefatos utilitários e decorativos