SENAR-SP: curso de artesanato com folhas gera oportunidades a produtores

Além de trazer uma nova fonte de renda para o meio rural, programa de ensino proporciona o resgate cultural às regiões

SENAR-SP: curso de artesanato com folhas gera oportunidades a produtores

Em Santa Fé do Sul (SP), o SENAR-SP realizou o curso “Artesanato com folhas, galhos, cascas e grãos de café – Decorativos” no sindicato rural do município, visando ensinar seus alunos a confeccionar objetos utilizando técnicas de esqueletização, colagem, montagem, revestimento e mosaico.

O curso aconteceu num espaço destinado para o comércio de artesanato rural, onde cerca de 25 pessoas que já fizeram os cursos do SENAR-SP comercializam suas peças.

“O curso foi extremamente importante porque proporcionou aos participantes e aos artesãos do município um novo tipo de artesanato para ser comercializado. São peças carregadas de valor cultural da região que, além da beleza, representam valor histórico. São artefatos diferenciados que vão contribuir para aumento na renda dessas pessoas”, diz Emerson Ronaldo Assi, coordenador do SENAR-SP no sindicato rural de Santa Fé do Sul.

De acordo com Assi, “o curso foi muito bem aceito e os participantes ficaram entusiasmados para produzirem as peças e venderem naquele espaço”, conhecido como “Espaço do Artesão”.

“Foi muito importante para nós esse curso de artesanato com folhas, galhos, cascas e grãos de café decorativos. Trabalhando nele, nós aprendemos como escolher, conservar e armazenar os grãos, galhos e cascas. As técnicas que desenvolvemos: as misturas, os produtos, a espera, a consistência, a secagem… são técnicas simples, mas que podem ser utilizadas em vários outros materiais que temos com abundância no cotidiano da zona rural”, relata Laís Lacerda, artesã e uma das participantes do curso.

“A realização do Curso de Artesanato com folhas, galhos, cascas e grãos de café representa o resgate da tradição cultural da região, que já foi uma das principais produtoras de café no estado”, garante Emerson.

Para saber sobre a disponibilidade do curso, consulte o sindicato rural de seu município.

Notícias Relacionadas:

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola

FAESP comenta alta nos custos da produção de leite

Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia

São Paulo deve receber 50 milímetros de chuva no próximo fim de semana

Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana

Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo