SENAR-SP faz treinamento do eSocial Simplificado para ajudar produtor rural

Para pessoa física, o eSocial Simplificado estará em vigência a partir do dia 10 de maio

SENAR-SP faz treinamento do eSocial Simplificado para ajudar produtor rural

O Sistema FAESP/SENAR-SP promoveu videoconferências para 110 sindicatos rurais paulistas para instruí-los sobre o eSocial Simplificado, novo sistema digital do governo federal, que entra em vigência no próximo dia 10 de maio para o produtor rural pessoa física.

Na palestra “O Produtor Rural e o eSocial – Informações e Atualizações”, José Conrado, colaborador do SENAR-SP, detalhou como o sistema impactará a rotina dos profissionais do departamento pessoal dos sindicatos rurais e como eles poderão colaborar com o homem do campo no planejamento e tomada de decisão sobre a sua atividade agrícola envolvendo a mão-de-obra de acordo com a legislação atual.

Dessa forma, o SENAR-SP pretende capacitar os sindicatos rurais no atendimento dos produtores que tiverem dúvidas no momento de aderir ao eSocial Simplificado.

Mas, o que é o eSocial Simplificado?

O eSocial Simplificado é um projeto do governo federal, instituído pelo Decreto nº 8.373, de 11 de dezembro de 2014, que visa desenvolver um sistema de coleta de informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias, para armazená-las e utilizar esses dados para fins trabalhistas, previdenciários, fiscais e para a apuração de tributos e da contribuição para o FGTS.

Sendo assim, o eSocial oferece mais efetividade aos direitos fundamentais trabalhistas e previdenciários dos trabalhadores, simplifica o cumprimento de obrigações previstas na legislação, elimina redundância nas informações prestadas pelas pessoas físicas e jurídicas, aprimora as informações referentes às relações de trabalho e confere tratamento diferenciado às ME/EPP e ao Segurado Especial.

Notícias Relacionadas:

Curso de bordado do SENAR-SP atrai novos associados a sindicatos rurais

Curso de bordado do SENAR-SP atrai novos associados a sindicatos rurais

Disponível em todo o estado de São Paulo, curso propicia geração de renda e resgate cultural através da arte

Lavoura de algodão continua competitiva em algumas regiões de São Paulo

Lavoura de algodão continua competitiva em diversas regiões de São Paulo

Cultura ocupa cerca de 1,3 milhão de hectares em todo o Brasil

Curso de lã de ovelhas do SENAR-SP gera renda extra a produtoras rurais

Curso de lã de ovelhas do SENAR-SP gera renda extra a produtoras rurais

O curso abrange aspectos históricos da atividade, beneficiamento da matéria-prima e confecção de artefatos utilitários e decorativos