Sementes clandestinas recebidas pelos Correios preocupam agricultor

Mapa já registrou quatro denúncias em Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás e Mato Grosso do Sul

pacotes brancos com sementes clandestinas marrons

O envio de sementes clandestinas tem preocupado agricultores brasileiros. Até o momento, o país já registrou denúncias de pessoas que receberam produtos não identificados sem terem feito qualquer encomenda. As informações foram confirmadas pelo Mapa (Ministério da Agricultora, Pecuária e Abastecimento).

As ocorrências foram reportadas em setembro e, conforme o Mapa, as sementes clandestinas foram entregues pelos Correios a produtores rurais no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás e Mato Grosso do Sul. Em todos os casos, as etiquetas dizem que os produtos vieram da China. Porém, o país asiático negou o envio e afirma que etiquetas foram falsificadas.

Em nota, a Embaixada da China no Brasil informou que segue a legislação internacional sobre o tema, em que é proibido o envio de sementes. O material foi encaminhado ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), de Goiânia (GO), para análises técnicas, mas a entidade ainda não conseguiu determinar os riscos envolvidos.

Para situações como esta, a FAESP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo) alerta ao homem do campo sobre a importância de buscar orientação. Dessa maneira, procure o sindicato rural de seu município ou a Superintendência Federal do Ministério da Agricultura em São Paulo, pelo telefone: (11) 3289-4379.

Notícias Relacionadas:

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola

FAESP comenta alta nos custos da produção de leite

Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia

São Paulo deve receber 50 milímetros de chuva no próximo fim de semana

Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana

Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo