Saúde no Campo: tudo o que você precisa saber sobre doenças sexualmente transmissíveis

Número de casos de AIDS volta a crescer, especialmente entre os jovens de 15 a 19 anos

Foto: Pixa Bay

Os números comprovam: os casos de doenças sexualmente transmissíveis só aumentam no Brasil. Dados do Ministério da Saúde mostram que, de 2010 a 2018, foram notificados mais de 479 mil casos de sífilis. Mas o mais grave são os números de casos de infecção pelo vírus HIV, especialmente na faixa de 15 e 19 anos, que passou de três para sete casos por 100 mil habitantes.

Foto: Pixa Bay

Originada dos macacos e transmitida para os humanos por meio de contato sexual ou sanguíneo, a infecção pelo vírus HIV causa uma gama de doenças quando não tratada. Entre 40% e 90% dos pacientes apresentam inicialmente febre, fadiga, aumento dos gânglios do pescoço, faringite, náuseas, vômitos e diarreia. Depois pode passar um longo período sem sintomas até que a doença começa a dar sinais de danos ao sistema imunológico.

Transmissão – São três as vias de transmissão do vírus HIV: sexual, transmissão vertical (de mãe para o filho) e transmissão sanguínea. A transmissão sexual é a mais comum e pode ocorrer entre os heterossexuais ou homossexuais. Já a transmissão sanguínea pode ser por meio do compartilhamento de agulhas e seringas ou pela transfusão de sangue. Atenção: o contato social, como aperto de mão, abraço, lágrimas, louças, uso de banheiros ou picada de insetos não transmitem o vírus.

Tratamento – Com a chegada de um coquetel de remédios antirretroviral de alta potência, foi registrado uma redução na mortalidade pela doença. Outro coquetel de remédios, chamado de Profilaxia Pós-exposição (PEP), é um tratamento preventivo recomendado para pacientes que foram expostos a situações de risco de transmissão. Os dois remédios são oferecidos gratuitamente pelo SUS.

Prevenção – O único método preventivo efetivo é o uso de preservativo masculino ou feminino durante as relações sexuais.

Foto: PixaBay

 

Outras doenças sexualmente transmissíveis

Sífilis – Infecção causada por uma bactéria, que tem três fases de sintomas: úlcera de fundo limpo e indolor; manchas vermelhas pelo corpo e comprometimento dos órgãos vitais com risco de morte

HPV – Infecção causada pelo papiloma vírus que provoca verrugas que devem retiradas. A doença tem potencial para gerar um câncer no colo do útero. Já existe vacina contra a doença recomendada para meninas e meninos com idade entre 9 e 11 anos.

Gonorreia – Infecção genital que provoca corrimento purulento.

Notícias Relacionadas:

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola

FAESP comenta alta nos custos da produção de leite

Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia

São Paulo deve receber 50 milímetros de chuva no próximo fim de semana

Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana

Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo