Saúde no Campo: tudo o que você precisa saber sobre doenças sexualmente transmissíveis

Número de casos de AIDS volta a crescer, especialmente entre os jovens de 15 a 19 anos

Foto: Pixa Bay

Os números comprovam: os casos de doenças sexualmente transmissíveis só aumentam no Brasil. Dados do Ministério da Saúde mostram que, de 2010 a 2018, foram notificados mais de 479 mil casos de sífilis. Mas o mais grave são os números de casos de infecção pelo vírus HIV, especialmente na faixa de 15 e 19 anos, que passou de três para sete casos por 100 mil habitantes.

Foto: Pixa Bay

Originada dos macacos e transmitida para os humanos por meio de contato sexual ou sanguíneo, a infecção pelo vírus HIV causa uma gama de doenças quando não tratada. Entre 40% e 90% dos pacientes apresentam inicialmente febre, fadiga, aumento dos gânglios do pescoço, faringite, náuseas, vômitos e diarreia. Depois pode passar um longo período sem sintomas até que a doença começa a dar sinais de danos ao sistema imunológico.

Transmissão – São três as vias de transmissão do vírus HIV: sexual, transmissão vertical (de mãe para o filho) e transmissão sanguínea. A transmissão sexual é a mais comum e pode ocorrer entre os heterossexuais ou homossexuais. Já a transmissão sanguínea pode ser por meio do compartilhamento de agulhas e seringas ou pela transfusão de sangue. Atenção: o contato social, como aperto de mão, abraço, lágrimas, louças, uso de banheiros ou picada de insetos não transmitem o vírus.

Tratamento – Com a chegada de um coquetel de remédios antirretroviral de alta potência, foi registrado uma redução na mortalidade pela doença. Outro coquetel de remédios, chamado de Profilaxia Pós-exposição (PEP), é um tratamento preventivo recomendado para pacientes que foram expostos a situações de risco de transmissão. Os dois remédios são oferecidos gratuitamente pelo SUS.

Prevenção – O único método preventivo efetivo é o uso de preservativo masculino ou feminino durante as relações sexuais.

Foto: PixaBay

 

Outras doenças sexualmente transmissíveis

Sífilis – Infecção causada por uma bactéria, que tem três fases de sintomas: úlcera de fundo limpo e indolor; manchas vermelhas pelo corpo e comprometimento dos órgãos vitais com risco de morte

HPV – Infecção causada pelo papiloma vírus que provoca verrugas que devem retiradas. A doença tem potencial para gerar um câncer no colo do útero. Já existe vacina contra a doença recomendada para meninas e meninos com idade entre 9 e 11 anos.

Gonorreia – Infecção genital que provoca corrimento purulento.

Notícias Relacionadas:

Evento sobre pecuária leiteira acontece em Santa Rita do Passa Quatro

Santa Rita do Passa Quatro recebe Dia de Campo Seguro sobre pecuária leiteira

Evento faz parte do projeto Família Nação Agro e será transmitido pelo Youtube do Canal Rural

Armazém Rural SP: e-commerce vem agregar valor ao produtor rural

Na nova ferramenta, podem ser divulgados serviços e produtos agropecuários ao consumidor

Família Nação Agro traz dicas para impulsionar canaviais e turismo rural

Nesta semana, o Canal Rural exibiu reportagens para promover, capacitar e incentivar o homem do campo