Foto: Pixa Bay

Saúde no Campo: tudo o que você precisa saber sobre doenças sexualmente transmissíveis

Número de casos de AIDS volta a crescer, especialmente entre os jovens de 15 a 19 anos

Os números comprovam: os casos de doenças sexualmente transmissíveis só aumentam no Brasil. Dados do Ministério da Saúde mostram que, de 2010 a 2018, foram notificados mais de 479 mil casos de sífilis. Mas o mais grave são os números de casos de infecção pelo vírus HIV, especialmente na faixa de 15 e 19 anos, que passou de três para sete casos por 100 mil habitantes.

Foto: Pixa Bay

Originada dos macacos e transmitida para os humanos por meio de contato sexual ou sanguíneo, a infecção pelo vírus HIV causa uma gama de doenças quando não tratada. Entre 40% e 90% dos pacientes apresentam inicialmente febre, fadiga, aumento dos gânglios do pescoço, faringite, náuseas, vômitos e diarreia. Depois pode passar um longo período sem sintomas até que a doença começa a dar sinais de danos ao sistema imunológico.

Transmissão – São três as vias de transmissão do vírus HIV: sexual, transmissão vertical (de mãe para o filho) e transmissão sanguínea. A transmissão sexual é a mais comum e pode ocorrer entre os heterossexuais ou homossexuais. Já a transmissão sanguínea pode ser por meio do compartilhamento de agulhas e seringas ou pela transfusão de sangue. Atenção: o contato social, como aperto de mão, abraço, lágrimas, louças, uso de banheiros ou picada de insetos não transmitem o vírus.

Tratamento – Com a chegada de um coquetel de remédios antirretroviral de alta potência, foi registrado uma redução na mortalidade pela doença. Outro coquetel de remédios, chamado de Profilaxia Pós-exposição (PEP), é um tratamento preventivo recomendado para pacientes que foram expostos a situações de risco de transmissão. Os dois remédios são oferecidos gratuitamente pelo SUS.

Prevenção – O único método preventivo efetivo é o uso de preservativo masculino ou feminino durante as relações sexuais.

Foto: PixaBay

 

Outras doenças sexualmente transmissíveis

Sífilis – Infecção causada por uma bactéria, que tem três fases de sintomas: úlcera de fundo limpo e indolor; manchas vermelhas pelo corpo e comprometimento dos órgãos vitais com risco de morte

HPV – Infecção causada pelo papiloma vírus que provoca verrugas que devem retiradas. A doença tem potencial para gerar um câncer no colo do útero. Já existe vacina contra a doença recomendada para meninas e meninos com idade entre 9 e 11 anos.

Gonorreia – Infecção genital que provoca corrimento purulento.

Notícias Relacionadas:

presidente do sindicato rural de taubate

Sindicato rural de Taubaté assume nova área de atuação no litoral

Com nova gestão, o sindicato rural de Taubaté passa a atuar no município de Ubatuba, litoral paulista, somando seis municípios da região

reunião de negócios

Projeto de venda virtual pode gerar até R$ 1,5 milhão em negócios

O Sebrae São Paulo realiza nesta quinta-feira (6) mais uma edição do 'Projeto Rodada de Negócios'; reunião acontece na sala virtual de

horta urbana orgânica

Produtos regionais podem ganhar mais espaço no mercado pós-pandemia

Agregação de valor ao produto agropecuário e os benefícios do certificado da identidade geográfica podem ajudar nas vendas pós-pandemia