Saiba como calcular a produção de leite em sua propriedade

A produtividade média no Brasil é de 3.500 litros de leite por hectare ao ano

ordenha Pixa Bay.jpg

A busca por uma maior eficiência na produtividade tem sido cada vez mais desafiadora para os produtores da pecuária leiteira. A atividade está entre as mais antigas e necessárias para abastecimento da sociedade. Os últimos dados da Embrapa Gado de Leite, informa que metade do leite que é produzido no país vem de origem da agricultura familiar. 

Em média 1,2 milhões de produtores dependem da atividade que emprega 4 milhões de pessoas no Brasil.

Mastite, problemas de cascos, carrapatos e preço pago pelo mercado, são alguns dos ítens da lista de preocupação dos produtores de leite. Mas a gestão, também pode ser fator determinante para a continuidade da produção. De acordo com pesquisa sobre perfil do produtor rural, realizada pelo Sebrae em 2017,  33% dos produtores não realizam a gestão de seus negócios, outros 44% dizem fazer anotações em cadernos. Logo entende-se a famosa frase do estatístico americano William Edwards Deming, “Não se gerencia o que não se mede”.

Coincidentemente como as estatísticas, alguns produtores enviaram questões ao Canal Rural, para entender como podem medir a produtividade de sua fazenda. Quantos animais? Quantos litros por dia? Qual o tamanho da propriedade? Afinal, o que define a lucratividade?

A produção da Família Nação Agro conversou com dois especialistas no assunto. O instrutor do Senar de São Paulo, Paulo Rodrigues explica que devemos nos atentar sobre o que precisa ser medido “ no nordeste uma propriedade com 150 hectares é considerado uma propriedade pequena. Já no sul, uma propriedade grande. Mas o que eu levo em consideração é produção por hectares em termos de leite”. Ou seja, medir a eficiência que o rebanho oferece.

A produtividade média no Brasil é de 3.500 litros de leite por hectare ao ano. O consultor do Sebrae Aldo Rezende Fernandes vai mais além e explica em números como é possível fechar a conta. O produtor tem que buscar, sempre trabalhar a boa gestão da propriedade, cuidar dos números financeiros da propriedade e atingir produtividade acima de 14 mil litros de leite que vão garantir pra ele ótimos resultados financeiros.”, comenta o consultor. Aldo também ressalta que para ser considerado um produtor de alto desempenho, a produtividade deve ser acima de 24 mil litros de leite.

Confira o vídeo explicando mais detalhes sobre eficiência na pecuária leiteira.

ou

Notícias Relacionadas:

Geadas: prejuízos no café podem demorar até 3 anos para serem recuperados em São Paulo

Confira uma entrevista com Ademar Pereira, presidente do sindicato rural de Caconde, que analisa os impactos do frio na produção

Família Nação Agro: 3ª temporada do projeto começa nesta quinta

Confira o resultado do sorteio desta sexta-feira, 30 de julho

Até 20 de agosto, projeto do SENAR-SP irá sortear prêmios a quem acessar vídeos exclusivos

São Paulo recebe frente fria, mas apenas região costeira deve ter chuvas

Em São Paulo, semana terá nova frente fria a partir de quarta-feira

Apesar da previsão de frio, começo da semana deve ser marcado por temperaturas mais elevadas