Prorrogação de prazos de financiamento e créditos rurais beneficiam setor leiteiro

A Família Nação Agro tem se comprometido em reunir especialistas do setor para atender as principais dúvidas do produtor neste momento de enfrentamento ao Coronavírus.

live de hoje

Nesta terça-feira, 31, o repórter Tobias Ferraz conversou com Wander Bastos, presidente do Sindicato Rural de Cruzeiro-SP e o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite, Abraleite, Geraldo Borges, que comentaram sobre as novas regras para prorrogação de financiamentos, créditos rurais, e garantia de trabalho no campo.

De acordo com Wander Bastos, alguns prazos de financiamentos já foram prorrogados e está sendo um grande beneficio ao produtor rural.  Bastos, também, comentou sobre a nova vigência de validade da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), considerando um benefício ao produtor. “Neste momento, estamos mobilizados em manter as prorrogações impostas pelo Governo, para termos uma margem de respiro”.  

Segundo ele, “além dos pleitos da prorrogação dos prazos, estamos pedindo que isso não altere o crédito do produtor para safra 2020/2021” e, completa: “que essa prorrogação de prazo não diminua o limite de crédito que o produtor tem, isso é importantíssimo”, comentou o presidente do sindicato rural de Cruzeiro.

Várias instituições ligadas ao agronegócios também estão em busca de soluções para amenizar os impactos na economia do setor leiteiro. Para o presidente da Abraleite, Geraldo Borges, além de preservar empregos e a atividade leiteira, há uma grande preocupação nas condições futuras em  relação aos laticínios, que hoje são cerca de 2.500 no Brasil. “É um um potente setor gerador de empregos e receitas, precisamos de medidas governamentais para que essas receitas sejam preservadas”, diz Geraldo Borges.

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite, a questão dos juros precisa de ser revista num momento como esse. “Teremos recessão e não sabemos como cada  Estado irá reagir, nossa preocupação é que preserve o máximo de empregados e os produtores em atividade“. Ele ainda destaca que o Sebrae que tem feito trabalho muito importante em nível nacional no sentido de preservar a micro e pequena empresa. De acordo com Geraldo, atualmente mais de 1 milhão e 200 mil fazendas estão trabalhando com a pecuária leiteira e a cadeia como todo depende de boas iniciativas para se manter ativa.

Veja muito mais na entrevista abaixo.

 

 

Notícias Relacionadas:

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola

FAESP comenta alta nos custos da produção de leite

Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia

São Paulo deve receber 50 milímetros de chuva no próximo fim de semana

Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana

Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo