Programa de Aquisição de Alimentos recebe R$ 25 milhões do governo federal

A iniciativa do Ministério da Cidadania irá destinar para mais de 117 municípios brasileiros

programa-de-aquisicao-de-alimentos

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) recebeu R$ 25,5 milhões do Governo Federal. A iniciativa do Ministério da Cidadania destinará recurso a mais de 117 municípios brasileiros.

O PAA permite a compra de produtos produzidos pela agricultura familiar para serem entregues a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Aliás, o programa gera renda a milhares de agricultores – serão cerca de 4 mil em 15 estados.

Além disso, o projeto ajuda diretamente quem não possui condições mínimas de manter uma alimentação nutritiva.

“Neste momento [de Covid-19], o programa se tornou ainda mais importante, tanto para os agricultores familiares, que têm dificuldades de comercializar sua produção, com o fechamento das feiras, quanto para as famílias, que tiveram perda de renda e estão com dificuldade de acesso a alimentos”, disse a diretora substituta do Departamento de Compras Públicas, da Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva, Elisângela Januário.

Vale destacar que o programa leva em conta a taxa de incidência de pessoas registradas no Cadastro Único e de crianças menores de cinco anos de idade com baixa estatura por déficit nutritivo.

Para acessar ao PAA, os municípios precisam contar com Banco de Alimentos ou Unidade de Apoio à Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar. Da mesma forma, é preciso aderir ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Os alimentos adquiridos pelo Governo Federal de produtores rurais são destinados, por exemplo, à rede pública de saúde e educação.

A execução do Programa de Aquisição de Alimentos pode ser feita por meio de seis modalidades: Compra com Doação Simultânea, Compra Direta, Apoio à Formação de Estoques, Incentivo à Produção e ao Consumo de Leite, Compra Institucional e Aquisição de Sementes.

Notícias Relacionadas:

Carrapato do bovino: saiba o que é preciso para um controle efetivo do parasita no rebanho leiteiro

Carrapato do bovino: saiba o que é preciso para um controle efetivo do parasita no rebanho leiteiro

Secretaria de Agricultura orienta pecuaristas e desenvolve estudos para controle do carrapato com o uso de produto natural e controle biológico

Cafés especiais proporcionam inúmeras experiências sensoriais aos consumidores

Cafés especiais proporcionam inúmeras experiências sensoriais aos consumidores

De olho no mercado de café, cafeicultores brasileiros vêm investindo na produção de cafés especiais em busca de maior retorno financeiro

FAESP busca isenção de ICMS para leite

FAESP busca isenção de ICMS para leite

A saída do produto cru e pasteurizado, que era isenta, passará a ser tributada em 4,14%