Conheça os procedimentos necessários para retomada do turismo rural

Em evento em Itu, a instrutora Cíntia Tomie Suguino falou sobre os procedimentos necessários para a recepção de turistas e colaboradores

Estrada de terra às margens de cerca de fazenda

Diante da pandemia do coronavírus, o turismo se viu afetado pelo fechamento de fronteiras e estabelecimento de quarenta em municípios e estados. Mas, com a retomada das atividades, o setor se prepara para voltar a receber visitantes. E essa é a esperança de muitos produtores que têm o turismo rural como fonte de renda.

Em 2020, a ONU (Organização das Nações Unidas) estima um retrocesso de até 30% no turismo internacional em 2020. Já em dados da FGV (Fundação Getúlio Vargas), o segmento deve sofrer uma perda de 21,5% no biênio 2020/2021. Dessa maneira, houve mais de 70% de redução de rotas em operação, segunda a Secretaria Nacional de Aviação Civil.

Ciente de que a flexibilização da quarentena tende a incentivar o turismo doméstico, a instrutora do SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo), Cíntia Tomie Suguino, indica questões para as quais as propriedades rurais devem atentar. Segundo Suguino, transportes individuais, espaços abertos de alimentação e áreas de lazer seguras ajudarão o público a sair da reclusão.

Por isso, de acordo com a especialista, ações internas de higienização, proteção e limpeza serão procedimentos essenciais para estabelecimentos turísticos, bem como estruturas para controle de fluxo de pessoas, visando o bem-estar de clientes e colaboradores. Da mesma forma, Suguino frisa a necessidade de comunicação com o cliente, para que sejam respeitadas medidas sanitárias e normas seguras de comercialização e consumo de produtos.

Sendo assim, processos de proteção precisam ser seguidos, mas com acolhimento ao visitante. Ou seja, além de ambientes seguros, o produtor deve demonstrar cuidado para atender às necessidades do turista.

Assista à palestra completa a partir dos 18 minutos do vídeo logo abaixo:

O Dia de Campo Seguro é parte do Família Nação Agro, projeto do Sistema FAESP/SENAR-SP para capacitar e promover o produtor rural de São Paulo.

Notícias Relacionadas:

SENAR-SP: curso de artesanato com folhas gera oportunidades a produtores

SENAR-SP: curso de artesanato com folhas gera oportunidades a produtores

Além de trazer uma nova fonte de renda para o meio rural, programa de ensino proporciona o resgate cultural às regiões

SENAR-SP explica o que fazer para obter mais vacas em lactação

SENAR-SP explica o que fazer para obter mais vacas em lactação

Número de animais em condições para produção de leite determina rendimento da propriedade

Saiba como conseguir qualidade em cafés naturais

Saiba como conseguir qualidade em cafés naturais

Com a safra castigada pela estiagem do ano anterior, agricultor precisa extrair produtos de alto nível para melhorar renda