Poder de compra do avicultor de postura cai para o menor patamar da história

Mesmo com preço do ovo valorizado, custo de produção acumula alta de 27% este ano

poder-compra-avicultor

O preço do ovo subiu 2,79% na última semana, sendo comercializado a um preço médio R$ 118,00 em 30 dúzias, conforme dados do Cepea/Esalq. Essa é melhor cotação desde o início de outubro, quando a proteína apontou valorização de 8% em uma semana.

Mesmo com a cotação em alta, a forte escalada do custo de produção vem pressionando o poder de compra do avicultor de postura para o menor patamar da série histórica do Cepea, iniciada em 2013. O motivo são os elevados preços do milho e do farelo de soja, principais componentes nutricionais da produção. Há relatos de produtores que têm optado pelo sorgo e o milheto como alternativa mais barata para a nutrição das galinhas poedeiras.

No balanço do ano, segundo levantamento feito pela Embrapa Aves e Suínos, o custo de produção da avicultura teve alta de 27,44% no acumulado do ano e 31,29% nos últimos 12 meses, puxado pela nutrição e os pintos de um dia.

Notícias Relacionadas:

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP

Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola

FAESP comenta alta nos custos da produção de leite

Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia

São Paulo deve receber 50 milímetros de chuva no próximo fim de semana

Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana

Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo